Marildes confirma volta de atendimentos via Consórcio de Saúde em Rondonópolis

Picture of Redação Primeira Hora

Redação Primeira Hora

Marildes confirma volta de atendimentos via Consórcio de Saúde em Rondonópolis

A vereadora Marildes Ferreira (PSB) confirmou, durante a reunião da Ordem do Dia, desta terça-feira (11) , que os médicos vinculados ao Consórcio Regional de Saúde, vão voltar a atender a demanda de pacientes de Rondonópolis, a partir desta semana.

A vereadora explicou que, finalmente, o município e o consórcio chegaram a um acordo.

O município defende uma mudança na forma de cobrança da taxa de administração, que era de 25%. A proposta é reduzir essa taxa para 20% e a diferença de 5% seria utilizada para exames e outros procedimentos em pacientes.

A taxa de administração nos valores atuais custa aos cofres de Rondonópolis R$ 56 mil mês e com a proposta da prefeitura esse valor passará a R$ 45 mil mês.

A medida foi aceita na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada na última quinta-feira (6) e com isso os novos contratos entre a prefeitura e consórcio começaram a ser celebrados.

A vereadora e a secretaria de Saúde do município, Izalba Diva de Albuquerque, estiveram presentes na reunião.

A informação foi repassada diante de uma reclamação da representante de Associação de Apoio aos Diabéticos de Rondonópolis, Daniele Melo, sobre a falta de médicos especialistas e medicamentos para pacientes na cidade.

O município diante dessa situação estava sem atendimento via consórcio de médicos especialistas na área de mastologia, endocronologia infantil, dentre outras especialidades.

No entanto, a vereadora que preside a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, lembrou que um outro problema, no momento, está relacionado, à distribuição dos medicamentos de alto custo. “Ocorre que os medicamentos não estão chegando, e a farmácia de alto custo é competência do estado”, disse Marildes.

Nesta quinta-feira (13) deverá ser realizada uma reunião na secretaria de Saúde para debater e buscar soluções para a questão.

+ Acessados

Veja Também