Mapa participa do lançamento do primeiro estudo sobre tempo para liberação de cargas focado nas exportações brasileiras

Picture of Mapa

Mapa

Mapa participa do lançamento do primeiro estudo sobre tempo para liberação de cargas focado nas exportações brasileiras

Apenas 3% do tempo é gasto pelos órgãos públicos, incluindo o Ministério da Agricultura e Pecuária

Compartilhe:

O Ministério da Agricultura e Pecuária esteve presente, na última sexta-feira (20), do lançamento do primeiro Estudo de Tempos de Liberação de Cargas focado nas exportações brasileiras.

O estudo é organizado pela Receita Federal do Brasil com apoio do Banco Mundial e aponta que cerca de 85% de todo o tempo para exportação é consumido na etapa entre o desembaraço e o embarque, portanto fora do tempo sob o poder público. Dos demais 15%, 12% do tempo é de responsabilidade do exportador e apenas 3% é gasto pelos órgãos públicos, incluindo o Mapa.

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (SDA/Mapa), Carlos Goulart, representou o Mapa e valorizou o baixo tempo consumido com o poder público no processo de exportação e destacou a dedicação do Mapa e da SDA na busca constante pela melhoria dos processos envolvidos nas exportações.

“O estudo traz informações relevantes para o aumento do desempenho da administração pública nos seus controles. Nosso país é agroexportador, com os produtos agrícolas sendo dominantes na balança comercial brasileira. O papel do Mapa é forte na função de dar certificado e de garantir esse processo. Sendo assim, temos comprometimento com a facilitação, aumentando cada vez mais a eficiência administrativa, diminuindo os custos operativos da União e, consequentemente, aumentando a eficiência na pauta exportadora”, declarou Goulart.

Além do Mapa, participaram do evento o Ministério da Fazenda, a Organização Mundial das Aduanas, o Banco Mundial, a Receita Federal, o Ministério da Infraestrutura, representantes das companhias aéreas brasileiras, líderes associativos e sindicais.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp