Mapa marca presença na 13ª Conferência Ministerial da OMC

Picture of Mapa

Mapa

Mapa marca presença na 13ª Conferência Ministerial da OMC

Conferência reuniu delegações de 166 países para debater sobre o comércio internacional

Compartilhe:

O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa) marcou presença na 13ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), na última semana, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A conferência reuniu delegações de 166 países para debater sobre o comércio internacional, com ênfase na agricultura.

A delegação do Mapa, liderada pelo secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Julio Ramos, e integrada por Guilherme Antônio da Costa Júnior, chefe de Gabinete da SCRI, Rafael Mafra, adido agrícola, e Celso Teixeira, analista de comércio exterior, participou de reuniões com países como Austrália, Estados Unidos, Canadá e União Europeia, além de grupos de discussão com o Grupo de Cairns (países exportadores de produtos agrícolas), países latino-americanos e com o Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA). O objetivo foi discutir o “Acordo sobre a Agricultura” e buscar soluções que protegessem os interesses nacionais.

Durante a Conferência, o Brasil estreitou laços com parceiros estratégicos e evitou a adoção de regras que prejudicariam a agropecuária nacional no futuro, como a possibilidade de outros países exportarem produtos subsidiados ou elevação repentina de tarifas sem justificativa.

“Nossa participação na OMC reforça o compromisso do país com a busca de soluções conjuntas para os desafios globais, em um esforço para promover um acesso mais amplo a alimentos a preços acessíveis, fomentar a produção sustentável e garantir a equidade no comércio mundial”, destacou o secretário-adjunto.

A participação do governo brasileiro na OMC foi chefiada pelo Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e integrada por servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

Deixe um comentário

Veja Também