Maluf realizará sessão solene em homenagem aos 200 anos da Santa Casa

Redação PH

Redação PH

'quem nunca atrasou contas?', questiona ministra da agricultura

Maluf realizará sessão solene em homenagem aos 200 anos da Santa Casa

Em comemoração aos 200 anos de fundação da Santa Casa de Misericórdia, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf, realizará sessão solene para homenagear os responsáveis por manter os trabalhos em prol do povo de Mato Grosso. O evento está marcado para dia 25 de abril, às 19h, no Plenário Renê Barbour.

A sessão dará início às comemorações que se concluirá em 2017, quando a Santa Casa completará seu bicentenário. Maluf destaca que são 200 anos de serviço prestado à sociedade mato-grossense, salvando e cuidando de vidas, dando alento àqueles que necessitam de cuidados médicos.

A Santa Casa é um hospital filantrópico que conta com o trabalho de seus sócios, os quais não possuem nenhuma recompensa que não seja o sentimento de dever cumprido, e sobrevive de doações, tendo enfrentado diversas crises ao longo desses anos. Graças à luta destes que não desistem de manter a unidade aberta, ela continua com as portas abertas para atender a população carente.

Há mais de 40 anos, o hospital passou a contar com serviços terceirizados, que hoje formam o complexo da Santa Casa. Desde sua inauguração, nunca parou de funcionar, mas sempre teve problemas financeiros. No final da década de 1990 quase fechou as portas.

Porém, mesmo enfrentando tempos conturbados e a recente desvalorização dos valores sociais e humanos, o hospital foi capaz de manter o seu status de fazer o bem ao próximo, contribuindo para manter acesa a chama da solidariedade.

Conforme a direção da Santa Casa, o objetivo sempre foi poder oferecer àqueles que realmente precisam, os mais fracos, pobres e oprimidos, condições para uma vida mais digna e feliz, onde cada um tenha o sentimento de que não está só nem abandonado.

Inicialmente, a Santa Casa recebia suporte econômico da Real Academia Militar, porém, atualmente, os recursos para a manutenção vêm dos governos estadual e federal, repassados por intermédio da Prefeitura de Cuiabá e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e também de doações de instituições privadas.

Trata-se de uma instituição filantrópica, com carimbo do Conselho Nacional de Assistência Social, ligado ao INSS. A cada três anos, a Santa Casa deve provar para o Conselho que seu atendimento pelo SUS é acima de 80%. Hoje é um hospital geral com especialidades médicas e cirúrgicas.

História

Por iniciativa do Capitão General João Carlos Augusto D'Oyenhausen de Grevemburg, foi iniciada a construção da Santa Casa no ano de 1815, sete anos antes do Brasil se tornar independente de Portugal,e teve sua inauguração em 8 de dezembro de 1817, ofertando para a população uma construção de amplas salas de enfermaria no estilo da arquitetura colônia da época.

+ Acessados

Veja Também