O 3º Batalhão de Polícia Militar celebrou na noite desta quinta-feira(28.06) seu 31º aniversário. A solenidade foi marcada pelo reconhecimento da dedicação e empenho dos policiais nas ações de prevenção e repressão à criminalidade e pela integração com a comunidade.
O maior batalhão da PMM, sediado no bairro CPA IV, em Cuiabá, faz parte do 1º Comando Regional e é responsável pelo policiamento ostensivo em 100 bairros e 9 comunidades rurais que somam cerca de 130 mil habitantes.
A estrutura desse batalhão é formada por 8 unidades: sede, sete companhias (Jardim Vitória, Três Barras, Pedregal, Moinho, Planalto, Planalto, Bosque da Saúde e CPA) e o Grupo de Apoio (GAP).
Durante as comemorações, o comando do 3º Batalhão homenageou policiais de todas as suas unidades com um mimo – caneca e certificado -, que remetem à logomarca e ações de polícia. A presença de diversos presidentes de conselhos comunitários apontou o quanto essa integração com a população é importante na busca da melhoria dos serviços.
De acordo com a presidente do Conseg do bairro Planalto, pedagoga Sandra Gusmão, no 3º BPM os conselhos têm liberdade para debater e apontar demandas de acordo com as necessidades dos moradores.
“Somos parceiros, trabalhamos em conjunto com os policiais”, destacou, observando que as atividades incluem reuniões mensais, palestras em escola, entre outras. Os moradores podem, e fazem, por exemplo, levantamento de locais onde a presença da PM precisa ser fortalecida e apresenta as demandas ao Comando do Batalhão.
Além do policiamento ostensivo cotidiano, o 3º BPM desenvolve ações em parceria com outros órgãos, instituições e entidades sociais comunitárias. As atividades extras incluem palestras em escolas de prevenção às drogas e violência, reuniões com os conselhos comunitários, projetos sociais de formação e capacitação de jovens e adolescentes, entre outras.
No comandante do 3º Batalhão há quase um ano, o tenente-coronel Fernando Augustinho Galindo diz que seu maior desafio é lidar com as diferentes realidades dos bairros de sua jurisdição.
No Bosque da Saúde, um bairro de classe alta próximo ao centro da capital, o foco das ações de segurança não são os mesmos de comunidades como nos bairros Florianópolis, Doutor Fábio ou Três Barras. Na avaliação dele, essa proximidade com as comunidades faz a diferença na identificação das demandas e adoção de medidas estratégicas.
Em sua fala na solenidade, o comandante geral da PMMT, coronel Marcos Vieira da Cunha, observou que o cenário econômico-social e o tamanho da área e da população atendida por esse Batalhão requerem maior esforço e mais concentração da PM sobre os conceitos e estratégias de combate à criminalidade.
Cunha lembrou que a integração da Polícia Militar com outras forças policiais e a comunidade fortalecem as ações dentro do Sistema de Segurança Pública. “Quero parabenizá-los e dizer muito obrigado a cada um dos policiais, vocês são os heróis deste lendário Batalhão”, completou.
Estudantes de projetos sociais desenvolvidos 3º BPM e a Rede Cidadã (Sesp/PMMT) se apresentaram cantando ao violão e também fazendo coreografia com fanfarra. Atividades de artes, pintura e violão, assim como a aeronave do Ciopar(Comando de Operações Aéreas) que pousou no pátio do Batalhão e um cavalo do Batalhão de Cavalaria da PM, chamaram a atenção e garantiram a diversão de crianças e adolescentes.
Como parte da programação foi inaugurada a ‘Galeria dos Ex-comandantes’, ato que contou com a presença de diversos oficiais da ativa e reserva. Também estiveram presentes na solenidade de aniversário, dezenas de autoridades civis e militares, entre as quais o secretário da Casa Militar, coronel Wesley Sodré; o secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel Josenildo Assis; o comandante-adjunto da PMMT, coronel Alexander Maia, e subchefe de Estado Maior, coronel Cruz.








