Lothar chega aos 84 anos como ícone histórico do trabalho social em Rondonópolis

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Lothar chega aos 84 anos como ícone histórico do trabalho social em Rondonópolis

Compartilhe:

O padre Lothar Bauchorowitz completou nesta sexta-feira 84 anos de idade e se consolidou como o maior nome na história de Rondonópolis, no que tange trabalho social na cidade. Lothar desde quando chegou à cidade na metade da década de 60, a pedido do então bispo Dom Wunibaldo Telleur, ele nunca parou de prestar serviço social à cidade.

Pioneiro na Vila Operária, ele construiu casas, escolas, creches e implantou programas de saúde que até hoje são lembrados pela população.

O nome de Padre Lothar é tão forte, que ele pode ser considerado um dos principais personagens da história moderna de Rondonópolis e para muitos o maior ícone vivo da cidade, desta a emancipação do município em dezembro de 53.

Foi pelas mãos de Lothar, o então distrito pobre e afastado, cresceu e virou referência de desenvolvimento. O padre alemão trouxe a rota do crescimento para a região e mais: ajudou a população se organizar em conselhos e entidades de desenvolvimento. Ele vinha de bicicleta da Frei Servácio, onde morava à Vila Operária, diariamente para atender a população.

O trabalho de Lothar rompeu as fronteiras e no final da década de 90 foi personagem de um documentário feito pela TV Alemão e transmitido em rede nacional em seu país.

Lothar chega aos 84 anos com uma série de serviços prestados à cidade e mesmo em vida, empresta o seu nome a bairros, ruas e prédios públicos.

No dia do seu aniversário, mais uma homenagem, em meios à centenas que já recebeu; ele vai emprestar o seu nome do novo centro social urbano, inaugurado hoje.

História

Lothar Bauchrowitz nasceu no dia 01/07/1938, em Königsberg, na Alemanha. É o segundo filho de Hildegard Erika e Dr. Hugo Bauchrowitz, o pai foi juiz e a mãe professora, suas duas irmãs são Edith e a mais nova Mechthild.

Aos seis anos de idade, Lothar perdeu o pai que foi convocado para a segunda Guerra Mundial. Aos dez anos de idade foi acolhido pelo Padre Josef Süß, amigo da família, que possibilitou os seus estudos na escola.

Quando se formou no segundo grau resolveu em uma frase: “Vou seguir o maior patrão que é Cristo”, ingressando no seminário e estudou na universidade de Mogúncia. Ainda seminarista, participou de uma palestra com o Bispo Dom Wunibald Godehard Talleur, franciscano, alemão e o primeiro Bispo de Rondonópolis, no estado de Mato Grosso, Brasil, que estava visitando a sua terra natal, era o ano de 1961. O Bispo falou da falta de padres e das dificuldades, então o jovem Lothar que já admirava os trabalhos missionários em outros países, sentiu o chamado de Cristo, entre os 150 colegas seminaristas.

Ordenado Padre no dia 28/07/1963, pelas mãos do Cardeal Hermann Volk na catedral de Mogúncia, tomando por tema de sua nova vida sacerdotal o Versículo 1 do Salmos 22: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará”.

Em abril de 1964, embarcou de navio em Gênova – Itália rumo ao Brasil. Ainda em abril foi recebido em Santos – SP por Dom Wunibald e Frei Servácio Schulte. Por três meses ficou em Guaratinguetá – SP, com os seminaristas menores estudando a língua portuguesa.

No dia 15/08/1964, celebrou com Dom Wunibald a primeira Santa Missa na Vila Operária, já como vigário onde recebeu a missão de cuidar da comunidade. Depois passou a pároco, a partir do dia 01/02/1967. “Daqui para frente você cuide dessa comunidade”, disse-lhe Dom Wunibald.

Na missão atendeu as comunidades de Vila Operária, Lageadinho, Mata Grande e Macaco, locomovendo-se numa simples bicicleta. Em 1969 ajudou a criar o Centro Social João XXIII, em 1977 ajudou a fundar o Conselho de Desenvolvimento Distrital da Vila Operária – Condivo. Em 1971 o Bispo Dom Osório Willibald  Stoffel, sucede a Dom Wunibald.

No dia 05/11/1973, aconteceu a mudança da denominação de Ação Social da Prelazia de Rondonópolis para “Cáritas Prelatícia (Diocesana) de Rondonópolis”, tendo como presidente nato o Bispo Dom Osório Stoffel, quando o Padre Lothar iniciou os trabalhos na Cáritas com as creches, construção de casas, distribuição de alimentos, organização de cursos profissionalizantes e assumiu o Recanto dos Idosos e o Albergue Noturno.

O Padre Lothar foi eleito no dia 01/10/1973 como Diretor da Cáritas Diocesana de Rondonópolis juntamente com o presidente Dom Osório Willibald Stoffel. Com o objetivo de ajudar as pessoas carentes a encontrarem uma profissão, desenvolveu cursos profissionalizantes: de parteira, enfermagem, pedreiro, marceneiro, eletricista, encanador, crochê, bordado, corte e costura, datilografia, pintura em tecido, horta comunitária, e hoje continua oferecendo cursos aos carentes como a cozinha alternativa, remédios alternativos, farinha láctea e outros.

Ampliando seus objetivos sociais, em 1977, vendo que o Distrito estava desenvolvendo, lançou junto com o Prefeito Walter de Souza Ulysséa , através do Conselho Distrital de Vila Operária – CONDIVO e a Prefeitura de Rondonópolis, o Mês da Comunidade, que tem como finalidade ajudar a população do distrito a resolver os problemas do seu bairro, como saúde, educação, asfalto, conservação das ruas, iluminação pública, encanamento de água, plantio de árvores de sombra e frutíferas, hortas caseiras e também o embelezamento das ruas e casas com jardins, e várias outras reivindicações ao poder público.

Foram incluídas nas atividades, conforme registro em ata de 06/03/1978, o Posto de Saúde do Distrito de Fátima de São Lourenço e o Centro Comunitário da cidade de Itiquira.

Em 1979 através da Cáritas iniciou-se o Projeto de Construção de Casas nos terrenos doados pela prefeitura para as pessoas desabrigadas, pelas enchentes em Fátima de São Lourenço e Rondonópolis.

Fonte: Livro Cáritas Diocesana de Rondonópolis – Padre Lothar Bauchrowitz.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp