Livres pela fé, servos por amor: 503 anos de Reforma Luterana

Livres pela fé, servos por amor: 503 anos de Reforma Luterana

O movimento iniciado em 1517 com Matinho Lutero e que levou homens e mulheres a arriscarem suas vidas ao confessarem e testemunharem que Deus nos salva única e exclusivamente, de forma graciosa, mediante a nossa fé em Jesus Cristo; como nos afirma a palavra bíblica de Efésios 2.8, “Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus”; continua nos movendo!

A pergunta pela salvação que esteve por trás de todo o movimento reformatório continua presente nos corações das pessoas. E, em meio a tantas crenças, distorções de informações e, até mesmo do Evangelho, essa pergunta continua gerando dúvidas e incertezas! Afinal, “como serei salvo”?  O texto de Efésios nos responde: somos salvos pela graça de Deus! O que isso significa? Que Deus nos salva sem cooperação humana, sem mediação eclesiástica ou sacerdotal. Nenhum ser humano e nenhuma igreja podem realizar a salvação: “isso não vem de vós”! Se existe uma possibilidade de salvação, essa possibilidade pertence a Deus, é dom de Deus revelado em Cristo Jesus!

Ao mesmo em que entendemos que não há nenhuma obra que possamos fazer para conquistar a nossa salvação, e que Deus nos salva e perdoa porque nos ama incondicionalmente; sabemos também da nossa responsabilidade e compromisso com esse amor! E por causa desse amor, também sabemos da nossa responsabilidade e compromisso com a vida, a família, a sociedade e o mundo em que vivemos! A gratuidade do Evangelho não nos deixa ficar parados e acomodados diante daquilo que já recebemos, vemos e ouvimos! Ao contrário, em fé, gratidão e amor por tudo o que Deus fez, faz e, certamente, ainda fará por cada um e cada uma de nós, é que nós nos dispomos a servir. É por amor e gratidão que nós vivemos e testemunhamos à sua Palavra através de ações concretas em nosso dia a dia, visando uma vida plena, digna e justa para todas as pessoas!

 Honrar o nome do Senhor é viver a plenitude desse amor! E esse é o convite que a Reforma Luterana segue nos fazendo!  E é isso é o que nós continuamos celebrando 503 anos depois:  um Deus que age por amor, nos liberta e salva pela fé e nos ensina a ir ao encontro das pessoas assim, como Ele veio ao nosso encontro! Que a paz do Senhor nos conceda bom ânimo e que possamos celebrar tudo aquilo que nos une como pessoas cristãs!

Pa. Raquel K. Lopes é pastora da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana – IECLB

+ Acessados

Veja Também