Líder sem-terra que foi assessor de Pátio é executado em Jaciara

Reprodução/Revista Fórum



Afonso João Silva, presidente do PCdoB de Jaciara,  e que teve atuação política destacada no Sudeste de Mato Grosso foi  encontrado morto na manhã deste sábado (15) no Assentamento Renascer União da Vitória no município. Afonso era líder do acampamento que existe há mais de 15 anos às margens da BR-364 e de acordo com informações extraoficiais, ele foi alvejado por um tiro na cabeça e possivelmente 20 disparos pelo corpo.

De acordo com o site Dia a Dia do Vale, a vítima foi encontrada baleada em sua residência. Vizinhos disserem ter ouvido tiros na casa e quando chegaram próximo viram o corpo de Afonso.

O presidente estadual do partido, Sérgio Negri lamentou a morte do colega no Facebook. “Tragédia! Hoje no início da manhã, Afonso João Silva, Presidente do PCdoB de Jaciara-MT foi assassinado! Mais um lutador que tomba na luta pela Reforma Agrária!”, escreveu.

Negri era cunhado de Afonso.

Ele era liderança dos trabalhadores rurais e foi candidato a vereador em Jaciara nas eleições municipais de 2016, pelo PCdoB.

Afonso chegou a trabalhar com o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio, quando militava no PMDB. Ele também chegou a assessorar o ex-vereador Mohamed Zaher.

Seu filho, que reside em Rondonópolis, já trabalhou como assessor parlamentar de Pátio e ocupou cargo no segundo escalão na atual gestão.