Um levantamento realizado pelo Primeira Hora indica que pelo menos nove nomes com base eleitoral em Rondonópolis já se articulam para disputar uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa de Mato Grosso nas eleições do ano que vem.
Entre os atuais parlamentares, três deputados devem buscar a reeleição: Nininho (Republicanos) , Thiago Silva (MDB) e Sebastião Machado Rezende (UB).

Nininho, por exemplo, vai tentar no ano que vem , seu sexto mandato. Ele aposta na base na cidade e também em votos na região de Itiquira, onde foi prefeito e no Norte do Estado como Alta Floresta.

Sebastião, por outro lado, vai tentar se consoldar como o deputado mais longevo na AL. Ele está no seu sexto mandato e deve tentar o sétimo, algo inédito na história do legislativo de Mato Grosso. Ele foi eleito pela primeira vez em 2002, quando Blairo Maggi também foi eleito a governador.

Thiago Silva, desta vez, vai tentar o seu terceiro mandato legislativo e é o único dos deputados locais eleitos em 2022, que antes de assumir o mandato foi vereador em Rondonópolis. Silva, no ano passado, tentou sem sucesso a prefeitura e foi derrotado por Cláudio Ferreira (PL).
Além deles, o ex-prefeito por três mandatos e ex-deputado estadual, Zé Carlos do Pátio, também deve entrar na corrida para retornar ao Legislativo estadual. Pátio deve se filiar ao PV e disputar pela Federação Brasil da Esperança. O foco é voltar à AL para tentar a prefeitura em 2028.

O prefeito Cláudio Ferreira deve lançar sua esposa e secretária de Promoção e Assistência Social, Alessandra Croco Ferreira, como candidata — ampliando o grupo de nomes com base no município. Alessandra deve entrar na disputa pelo Podemos.

Outro nome confirmado é o do ex-vereador José Márcio Guedes, que deve concorrer pelo PL e contará com o apoio do senador Wellington Fagundes. Guedes foi eleito vereador pela primeira vez em 2000, reeleito em 2004 e ficou como suplente em 2008. Ele foi assessor de Blairo Maggi e de Fagundes no senado.

Na Câmara Municipal de Rondonópolis, dois vereadores devem deixar o Parlamento local para disputar vaga na AL-MT: Luciana Abreu Horta, que deve ser candidata pelo PL, ela foi a vereadora mais votada em 2024 e espera ter um crescimento de votos no ano que vem.

Outro vereador é o ex-presidente da Casa de Leis, Ângelo Bernardino de Mendonça Júnior, o Júnior Mendonça, que deve disputar pelo PT. Ele aposta nos votos da esquerda e na força do presidente Lula.

O empresariado local terá ainda nomes de Neles Farias, que está filiado ao PRD. Neles aposta no discurso conservador e direita para conquistar o eleitor.

Bancada
Nas eleições passadas a cidade elegeu quatro estaduais;Nininho, Sebastião Machado Resende, Thiago Silva e Cláudio Ferreira; mas como Claudio Ferreira foi eleito prefeito no ano passado, ele acabou sendo obrigado a renunciar ao mandato de deputado para assumir o comando da prefeitura.





