Levantamento aponta divisão da Câmara de Rondonópolis em 4 grupos políticos em relação a Cláudio Ferreira

Picture of Redação Primeira Hora

Redação Primeira Hora

Levantamento aponta divisão da Câmara de Rondonópolis em 4 grupos políticos em relação a Cláudio Ferreira

Primeira Hora traçou raio-x da base de apoio e oposição ao prefeito Cláudio Ferreira na Câmara

Compartilhe:

Um levantamento feito pelo site Primeira Hora mostra que a base de apoio e a chamada oposição ao prefeito Cláudio Ferreira está dividida em quatro grupos distintos na Câmara Municipal de Rondonópolis.

O primeiro grupo é formado pelos vereadores mais próximos do prefeito. O segundo, classificado como “aliados”, representa uma espécie de centrão do Legislativo. O terceiro grupo é o dos independentes, que, embora apoiem Cláudio em algumas pautas, mantêm uma postura crítica em relação a determinadas ações da gestão. Já o quarto grupo é composto pelos vereadores considerados opositores ao prefeito.

Grupo 1 – Próximos do prefeito
Esse grupo é composto por vereadores que, além de integrarem a base, possuem respaldo político direto e apoio contínuo do prefeito. Fazem parte desse núcleo quatro parlamentares: Wesley Cláudio (Novo), Gelsão da Saúde (Podemos), Ibrahim Zaher (MDB) e Kalynka Meirelles (PL).

Vereador está no grupo dos mais próximos ao prefeito

Wesley Cláudio e Gelsão da Saúde foram eleitos na chapa do prefeito em 2024. No entanto, Wesley já apoiava Cláudio desde a eleição de 2020, quando o atual prefeito ficou em terceiro lugar na disputa. Kalynka também foi eleita pelo grupo político de Cláudio Ferreira. Já Ibrahim Zaher, embora eleito pelo MDB — partido do principal adversário do prefeito, deputado Thiago Silva —, conquistou a confiança do chefe do Executivo e chegou a ocupar o posto de líder do governo na Câmara.

Leia mais sobre o assunto: Quem é Quem- Secretariado de Cláudio , após seis meses, conta com super influentes, influentes e técnicos

Grupo 2 – Aliados
Considerado o maior grupo da base, é formado por vereadores que apoiam o prefeito, mas não desfrutam do mesmo grau de proximidade ou influência que os integrantes do primeiro grupo. Estão nessa categoria os vereadores José Felipe Horta (PL), Paulo Schuh (PL), Alikson Reis (Podemos) e Luciana Horta (PL), todos eleitos na base governista.

Adilson do Naboreiro faz parte da base aliada de Cláudio

O grupo também inclui os vereadores Adilson do Naboreiro (MDB), Renan Dourado (Republicanos), Marisvaldo Gonçalves (Republicanos), Orivaldo Kaza Grande (PSB), Manoel da Silva Neto (União Brasil), Anderson Bananeiro (PRD) e Wellington Pereira (Rede).

Grupo 3 – Independentes
Os independentes são vereadores que mantêm uma relação de apoio parcial à gestão, mas com críticas pontuais e posicionamentos contrários a algumas propostas do Executivo. Integram esse grupo Beto do Amendoim (PSB), Vinícius Amoroso (PSB) e Mariuva Valentim Chaves (MDB). Nenhum dos três foi eleito com o apoio do grupo político de Cláudio Ferreira.

Amoroso tem postura de independência no Legislativo

Grupo 4 – Oposição
A oposição ao prefeito na Câmara é composta por três parlamentares: os petistas Júnior Mendonça e Ary Campos, e o emedebista Gerson Moreira, conhecido como Investigador Gerson. Esses vereadores têm se posicionado de forma mais incisiva contra as ações da atual gestão.

Júnior Mendonça é líder da oposição na Câmara

Confira o mapa político da Câmara de Vereadores de Rondonópolis

GrupoDescriçãoVereadores
1. Próximos do PrefeitoVereadores com maior grau de proximidade e respaldo direto do prefeito Cláudio FerreiraWesley Cláudio (Novo), Gelsão da Saúde (Podemos), Ibrahim Zaher (MDB), Kalynka Meirelles (PL)
2. AliadosBase de apoio ao prefeito, mas sem o mesmo nível de influência dos mais próximosJosé Felipe Horta (PL), Paulo Schuh (PL), Alikson Reis (Podemos), Luciana Horta (PL), Adilson do Naboreiro (MDB), Renan Dourado (Republicanos), Marisvaldo Gonçalves (Republicanos), Orivaldo Kaza Grande (PSB), Manoel da Silva Neto (UB), Anderson Bananeiro (PRD), Wellington Pereira (Rede)
3. IndependentesVereadores com postura de apoio parcial, mas com críticas pontuais ao ExecutivoBeto do Amendoim (PSB), Vinícius Amoroso (PSB), Mariuva Valentim Chaves (MDB)
4. OposiçãoParlamentares com posicionamento contrário ao prefeito Cláudio FerreiraJúnior Mendonça (PT), Ary Campos (PT), Gerson Moreira – Investigador Gerson (MDB)

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também