Lei de Deputado Thiago Silva cria “Escola Sustentável” em Mato Grosso

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Lei de Deputado Thiago Silva cria “Escola Sustentável” em Mato Grosso

Foi publicado no Diário Oficial do Estado a Lei 11.506/21 de autoria do Deputado Thiago Silva que cria o Programa Escola Sustentável e Selo Sustentável em Mato Grosso.

O objetivo da lei é que as escolas implementem políticas públicas, práticas e ações que visem ao desenvolvimento sustentável, de modo a contemplar as necessidades da comunidade escolar, incentivar a comunidade em geral à adoção de hábitos voltadas à preservação dos recursos naturais e à construção de um ambiente ecologicamente sustentável.

Dentre as ações a serem desenvolvidas na lei, cita-se projetos voltados ao controle do consumo de água e energia elétrica, objetivando-se a economia de recursos naturais, coleta seletiva de óleo e resíduos sólidos, para a reciclagem de materiais, oficinas de manipulação de materiais recicláveis e reciclados.

Também são ações do projeto a preservação das áreas verdes existentes nas escolas e no seu entorno, ações que visem ao incentivo da produção e do consumo de alimentos orgânicos, cultivo de hortas e palestras temáticas abertas a toda a comunidade, sempre atinentes à ecologia e à sustentabilidade.

“A lei trata justamente neste momento de crise hídrica a necessidade do cuidado com os recursos naturais do nosso Estado. Vamos apoiar a Seduc para implementar as ações nos 141 municípios de Mato Grosso, pois precisamos de ações concretas para garantir políticas sustentáveis eficazes para cuidado com as próximas gerações”, disse o deputado Thiago Silva, autor da lei.

As escolas que aderirem ao programa Escola Sustentável e que comprovarem a adoção da maior parte das práticas e atividades receberão o Selo Escola Sustentável, emitido por órgão definido em regulamento, e poderão, inclusive, adicionar os dizeres “Escola Sustentável” junto à designação da instituição de ensino.

“Essa lei será importante para as escolas de Mato Grosso aderirem aos programas de sustentabilidade com objetivo de ensinar boas práticas para nossas crianças e jovens”, disse a professora Eliana Costa.

+ Acessados

Veja Também