Kalynka defende política nacional de inclusão de autistas

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Kalynka defende política nacional de inclusão de autistas

A candidata a deputada federal Kalynka Meirelles (Republicanos) estabeleceu com uma de suas prioridades em Brasília, caso seja eleita, a defesa dos direitos de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A vereadora licenciada é autora da Lei n° 12.222, que obriga realização de sessões de cinema adequadas para pessoas diagnosticadas com TEA. Em Rondonópolis, a primeira exibição aconteceu no último domingo (11) e foi um grande sucesso. “É muito importante mostrar para a sociedade que essas crianças podem viver tranquilas, com outras crianças, participar de eventos. Essa lei é muito importante. Esperamos que esse trabalho de inclusão tenha continuidade e que os autistas tenham visibilidade. Está precisando muito de atenção para eles”, conta Maria Cilene, vice-presidente da Associação Rondonopolitana de Pessoas com Transtorno Autista – ARPTA.

A ação faz parte de um conjunto de medidas que a liderança feminina pretende viabilizar em Brasília. “Conheço várias famílias que têm entre seus membros um autista. Muita gente infelizmente não tem acesso às informações e tratamento. Defendo a criação de centros nacionais para tratamento e inclusão de pessoas diagnosticadas com TEA. Alguns municípios já disponibilizam esse tipo de trabalho. Entrei em contato com algumas dessas entidades e os resultados são fantásticos”, conta.

Kalynka também se comprometeu trabalhar a viabilizar recursos federais para a criação de um auxílio financeiro para famílias que convivem com autismo. “Hoje é possível pedir Benefício Assistencial de Prestação Continuada (BPC), mas é de apenas um salário mínimo e não está disponível para todos. Defendo uma política com maior cobertura, para todas as famílias com filhos diagnosticados com déficit intelectual. Entendo que se conseguimos viabilizar o Auxílio Emergencial que é algo gigante, também podemos arrumar recursos para um fundo exclusivo para família de autistas. É válido lembrar que em muitas situações essa criança é criada apenas pela mãe que quase sempre abandona o trabalho para se dedicar integralmente no tratamento do filho. Hoje já são mais de 2 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo no país. Esse tipo de política pública é necessária e vou trabalhar muito em Brasília, caso seja a vontade do eleitor, para contribuir com a inclusão desses brasileirinhos”.

O que é o TEA ?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Os sinais iniciais podem ser percebidos nos primeiros meses de vida da criança.

Biografia

Kalynka Meirelles, nasceu em São Paulo capital, tem 38 anos. É filha de Nordestino e paulista e mora em Rondonópolis há quase 20 anos. Foi destaque no telejornalismo de Mato Grosso pela TV Centro América e TV Cidade Record. Migrou para o mercado imobiliário e em pouco anos virou uma das principais profissionais do segmento.

Entrou para a política, pelo Republicanos, em 2016. Obteve resultado expressivo nas urnas, garantindo uma suplência na Câmara de Rondonópolis. Dois anos depois foi candidata a deputada estadual. A primeira eleição aconteceu em 2020.

É evangélica, casada com o médico veterinário e empresário Thiago Lissoni Nani Meirelles e mãe da pequena Fiorella Valentina.

+ Acessados

Veja Também