Kalynka cobra fiscalização para lei que obriga unidades de saúde a divulgarem horários de médicos e especialidade

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Kalynka cobra fiscalização para lei que obriga unidades de saúde a divulgarem horários de médicos e especialidade

Compartilhe:

A vereadora Kalynka Meirelles (Republicanos) recebeu nos últimos dias centenas de mensagens via redes sociais denunciado a falta de médicos em unidades de saúde.

Os relatos narram carência de profissionais nos “postinhos de saúde”, UPA e Pronto Atendimento Infantil. “Essas denúncias são graves, vamos apurar a veracidade das mensagens e cobrar respostas do poder público. Alguma coisa está errada. É muita reclamação num curto período”, pontua.

Kalynka lembra que parte das queixas da população poderiam ser reduzidas se o poder público fiscalizasse as unidades de saúde públicas do município para o cumprimento da lei Nº 9250, de 2017. De acordo com o documento é obrigado publicação no local de atendimento, com tamanho visível, relação com datas, nome do profissional, especialidade do médico ou dentista, seja em expediente ordinário ou plantão, como os respectivos números telefônicos para contato, informações ou reclamações.

Pela lei publicada no Diário Oficial do Município, em 6 de junho de 2017, as informações citadas também devem constar no portal oficial do município. “Mas isso não está acontecendo. Não tem nada no site da Prefeitura. Algumas unidades até disponibilizam uma folha A4, mas com informações mínimas. A lei está publicada há cinco anos e tem tudo para ajudar no melhor atendimento da população que paga um dos IPTUs mais caros do Estado. Vamos cobrar a aplicação de fato da legislação”, garante.

Atendimento de qualidade

A luta por uma saúde pública de qualidade é bandeira antiga da vereadora Kalynka Meirelles. Ela é autora da emenda na LDO- Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021, que viabilizou a implantação do prontuário eletrônico na rede pública de saúde do município.

A tecnologia promove agilidade no atendimento e um melhor acompanhamento do paciente SUS. Todas as informações do indivíduo ficam disponíveis num sistema e podem ser acessadas de qualquer unidade. Neste cadastro digital são registrados prescrições médicas, exames, vacinas, problemas de saúde do indivíduo, cirurgias, entre outros benefícios.

Deixe um comentário

Veja Também