O Juízo da 10ª Zona Eleitoral de Rondonópolis publicou o Edital nº 071/2025 anunciando que será realizado na próxima quinta-feira (16), às 9h30, o reprocessamento da totalização dos votos das Eleições de 2024, com a consequente expedição de novos diplomas aos candidatos eleitos no município.
A medida foi determinada pela Justiça Eleitoral após decisão no julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 0600651-98.2024.6.11.0010, que resultou na extinção do mandato do vereador Ary Campos (PT). A oficialização da perda do mandato deve ocorrer ainda hoje em sessão na Câmara Municipal de Rondonópolis.
Reprocessamento afeta proporcional
Na prática, a Justiça Eleitoral irá retotalizar os votos válidos para vereador, excluindo os votos destinados a Ary Campos, que passarão a ser considerados nulos. Com isso, será aplicado um novo coeficiente eleitoral, utilizado para a distribuição das cadeiras no Legislativo Municipal.
A mudança, no entanto, não deve alterar a composição das bancadas na Câmara, segundo apuração do Primeira Hora. A única alteração prática deve ser a confirmação do suplente do PT, Wendell Girotto, que será convocado para assumir a vaga deixada por Ary Campos.
Sessão pública e técnica
A sessão de reprocessamento será pública, mas terá caráter exclusivamente técnico, sem qualquer solenidade. O procedimento ocorrerá na sede do Cartório da 10ª Zona Eleitoral, localizada na Rua Presidente Kennedy, nº 1845, no Centro de Rondonópolis.
Segundo o edital, a retotalização será feita pelo sistema oficial da Justiça Eleitoral e os novos diplomas serão emitidos por meio do sistema DiplomaNet, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Os documentos terão validade jurídica plena e presunção de veracidade, como determina a legislação.
Acesso aos novos diplomas
Os diplomas poderão ser consultados ou emitidos posteriormente pela internet, no endereço:
🔗 https://www.tre-mt.jus.br/eleicoes/outras-informacoes-e-servicos/diplomanet
Em casos excepcionais, os interessados poderão solicitar o documento no próprio Cartório Eleitoral, conforme prevê a Resolução TRE-MT nº 1.893/2016.
A decisão foi assinada pelo juiz eleitoral Francisco Rogério Barros e publicada no Diário da Justiça Eletrônico no dia 13 de outubro de 2025.





