Justiça Eleitoral fará recontagem dos votos para vereador em Rondonópolis após cassação de Ary Campos

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Justiça Eleitoral fará recontagem dos votos para vereador em Rondonópolis após cassação de Ary Campos

Retotalização será realizada nesta quinta (16) e pode alterar ordem de eleitos; suplente Wendell Girotto deve assumir vaga do PT

Compartilhe:

O Juízo da 10ª Zona Eleitoral de Rondonópolis publicou o Edital nº 071/2025 anunciando que será realizado na próxima quinta-feira (16), às 9h30, o reprocessamento da totalização dos votos das Eleições de 2024, com a consequente expedição de novos diplomas aos candidatos eleitos no município.

A medida foi determinada pela Justiça Eleitoral após decisão no julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 0600651-98.2024.6.11.0010, que resultou na extinção do mandato do vereador Ary Campos (PT). A oficialização da perda do mandato deve ocorrer ainda hoje em sessão na Câmara Municipal de Rondonópolis.

Reprocessamento afeta proporcional

Na prática, a Justiça Eleitoral irá retotalizar os votos válidos para vereador, excluindo os votos destinados a Ary Campos, que passarão a ser considerados nulos. Com isso, será aplicado um novo coeficiente eleitoral, utilizado para a distribuição das cadeiras no Legislativo Municipal.

A mudança, no entanto, não deve alterar a composição das bancadas na Câmara, segundo apuração do Primeira Hora. A única alteração prática deve ser a confirmação do suplente do PT, Wendell Girotto, que será convocado para assumir a vaga deixada por Ary Campos.

Sessão pública e técnica

A sessão de reprocessamento será pública, mas terá caráter exclusivamente técnico, sem qualquer solenidade. O procedimento ocorrerá na sede do Cartório da 10ª Zona Eleitoral, localizada na Rua Presidente Kennedy, nº 1845, no Centro de Rondonópolis.

Segundo o edital, a retotalização será feita pelo sistema oficial da Justiça Eleitoral e os novos diplomas serão emitidos por meio do sistema DiplomaNet, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Os documentos terão validade jurídica plena e presunção de veracidade, como determina a legislação.

Acesso aos novos diplomas

Os diplomas poderão ser consultados ou emitidos posteriormente pela internet, no endereço:
🔗 https://www.tre-mt.jus.br/eleicoes/outras-informacoes-e-servicos/diplomanet

Em casos excepcionais, os interessados poderão solicitar o documento no próprio Cartório Eleitoral, conforme prevê a Resolução TRE-MT nº 1.893/2016.

A decisão foi assinada pelo juiz eleitoral Francisco Rogério Barros e publicada no Diário da Justiça Eletrônico no dia 13 de outubro de 2025.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também