José Medeiros cobra atenção do governo às políticas públicas em benefício dos autistas

Redação PH

Redação PH

josé medeiros cobra atenção do governo às políticas públicas em benefício dos autistas

José Medeiros cobra atenção do governo às políticas públicas em benefício dos autistas

Em pronunciamento, nesta terça-feira (14), o senador José Medeiros (PPS-MT), ao lembrar a passagem do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no último dia 2 de abril, cobrou do governo federal mais atenção às políticas públicas em benefício dos autistas.

“Organizações de defesa das pessoas com autismo lembram-nos de que a rede pública de saúde não está ainda capacitada para o diagnóstico precoce do autismo e de que faltam profissionais preparados para acompanhar os estudantes com autismo na rede pública de educação”, afirmou.

Segundo o senador, o autismo vem sendo diagnosticado com frequência crescente e informou que as pesquisas apontam cerca de 70 milhões de autistas no mundo, sendo 2 milhões só no Brasil. Ele acrescentou que um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos apontou que os casos aumentaram 60% nos últimos anos naquele país.

José Medeiros explicou que o autismo é uma síndrome complexa, que prejudica a comunicação, a interação social e o comportamento da pessoa. “O transtorno do espectro do autismo é uma síndrome de origem desconhecida e muito complexa, caracterizada por uma alteração na forma como as células nervosas se conectam e se organizam, o que afeta o processamento das informações no cérebro”, destacou.

O senador informou ao Plenário que a Câmara dos Deputados está analisando duas propostas de emenda à Constituição que podem beneficiar os autistas. Um das propostas garante acesso à educação especializada e a outra assegura renda mínima para a pessoa com autismo. O senador ainda elogiou uma lei do Distrito Federal que proíbe cobrança de valores extras em escolas que recebem autistas ou crianças com síndrome de Down.

“Heróis” – Ao final do discurso, José Medeiros imprimiu apoio “incondicional” às pessoas com autismo. “Nossos parabéns aos heróis, muitas vezes anônimos, que lutam bravamente para que se rompa o cordão de isolamento e de desinformação a que os autistas foram historicamente confinados”, afirmou.

+ Acessados

Veja Também