Jornalistas de Mato Grosso visitam pequenos negócios apoiados pelo Sebrae/MT no Pantanal e Nobres

Picture of Assessoria Sebrae-MT

Assessoria Sebrae-MT

Jornalistas visitaram atrativos turísticos durante press trips realizadas pelo Sebrae/MT - Foto: Assessoria Sebrae/MT

Jornalistas de Mato Grosso visitam pequenos negócios apoiados pelo Sebrae/MT no Pantanal e Nobres

Profissionais inscritos na última edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) puderam conhecer mais sobre a atuação da instituição e os produtos turísticos e culturais do estado

Compartilhe:

Com o objetivo de reconhecer o trabalho da imprensa local e apresentar os atrativos turísticos de Mato Grosso, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promoveu duas press trips com 22 jornalistas de veículos do estado no Pantanal e Nobres. As press trips foram realizadas com os profissionais da imprensa inscritos na última edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ).

Profissionais estiveram em municípios do Pantanal – Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

Nos dias 08 e 09 de junho, os profissionais visitaram os atrativos do Pantanal nos municípios pantaneiros de Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço. Já nos dias 15 e 16 de junho, o segundo grupo visitou os distritos de Vila Bom Jardim e Vila Roda D’Água, em Nobres. Segundo a gerente de Comunicação e Marketing do Sebrae/MT, Marlei Rosa, a ação representa a aproximação da instituição com os profissionais da imprensa e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos veículos do estado.

“Os veículos de imprensa são fundamentais para aproximar o Sebrae/MT da população e levar informações relevantes e histórias marcantes ao público. Em 2023, tivemos 44 produções inscritas no Prêmio Sebrae de Jornalismo e decidimos promover as press trips para reconhecer os profissionais do nosso estado. O trabalho de aproximação e valorização feito pelo Sebrae/MT junto à imprensa mato-grossense tem sido tão relevante que, neste ano, tivemos mais de 138 produções inscritas no PSJ”, disse a gestora.

Grupo aproveitou para explorar as paisagens e conhecer mais sobre a fauna e a flora do bioma – Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

A gestora também explica que a ação foi planejada em parceria com a Gerência de Competitividade e Agência Cuiabá, com base nos resultados da Pesquisa Hábitos de Consumo do Turismo em Mato Grosso, divulgada pelo Sebrae/MT neste mês. A pesquisa aponta que 39% dos ouvidos disseram que não viajam pelo estado por ter pouco conhecimento sobre os locais.

“A realização dessas press trips busca dar conhecimento desses produtos turísticos de Mato Grosso para a imprensa local. Contamos com os profissionais jornalistas para que eles também possam divulgar e fomentar isso junto à sociedade. Mato Grosso possui diversos destinos com turismo de contemplação, de aventura, cultural, étnico, gastronômico e de experiência para que a população conheça e explore”, ressalta a gestora.

Pantanal mato-grossense

A viagem do primeiro grupo começou com um café rural com quebra-torto pantaneiro na Estância Maués, em Santo Antônio de Leverger. Em seguida, o grupo visitou o Museu da Viola de Cocho e Arte Pantaneira com performance do artesão Alcides Ribeiro e do grupo de Siriri, além de uma visita à Comunidade de Morrinhos, no Recanto do Jaó.

Grupo conheceu mais sobre a cultura mato-grossense durante a visita – Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

O grupo seguiu para o município de Barão de Melgaço e os profissionais puderam contemplar o pôr do sol na Baía de Siá Mariana, além de visitar a encantadora Pousada Siá Mariana. Durante a noite, participaram de um safari noturno para observar as riquezas da fauna e flora mato-grossense na pousada Rio Mutum.

No segundo dia, o grupo participou de atividades como o alvorecer na Baía de Siá Mariana de barco para contemplar o acordar do Pantanal, além de passeios a cavalo e de barco durante o dia.

Press trip ao Pantanal foi realizada pelo Sebrae/MT – Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

A repórter do site PNB Online e campeã do PSJ 2023 na categoria fotojornalismo, Safira Campos, comentou que por meio da press trip pode conhecer as riquezas do Pantanal e vivenciar uma experiência única e enriquecedora.

“Para mim, esta vivência foi completamente revolucionária, na forma como eu enxergo o Pantanal, que era um bioma que eu não conhecia presencialmente. Ver como os empreendedores fazem parte desse bioma, entendem e preservam esse local, porque daqui sai o sustento deles e daqui vem a cultura deles, tem uma relevância muito grande no contexto da vida social deles. Nós ouvimos dos empreendedores sobre a importância do Sebrae porque muitos perceberam seus próprios negócios de uma outra maneira e exploraram os seus negócios de uma maneira diferente. É um trabalho muito relevante”, disse.

Profissionais da imprensa estiveram em atrativos e negócios locais – Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

Para a editora do site Gazeta Digital, Jessica Bachega, os locais visitados foram importantes para mostrar como o turismo impacta na região e na vida das pessoas que moram nas comunidades do Pantanal.

“Foi uma experiência muito enriquecedora. Não por mostrar as belezas do Pantanal, mas por nos mostrar as possibilidades que tem aqui, porque a gente visitou um pequeno produtor e depois uma pousada mais consolidada, então é importante conhecer não só os passeios da beleza, mas também o compromisso que eles têm com o meio ambiente e essa preocupação em conservar. Foi uma imersão para mim nesse contexto, porque não são apenas as pousadas, mas também o rio, a recuperação dos animais e os pequenos produtores que também são beneficiados pelo turismo na região”, afirmou.

Nobres e seus encantos

Já o segundo grupo de profissionais da imprensa iniciou a press trip na Vila Bom Jardim com um café da manhã no Reino Encantado. O grupo participou de flutuações nas piscinas naturais do local e também apreciou um menu regional com preparo feito com ingredientes da agricultura familiar.

Segundo grupo de profissionais visitou os atrativos da região de Nobres – Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

Em seguida, os profissionais foram até a Bom Jardim Adventure para um passeio de quadriciclo de contemplação ao pôr do sol. No segundo dia, a programação contou com uma atração de aventura, com o boia cross do Juca, seguido pela visita ao Balneário Água Doce na Vila Roda d’ Água, onde conheceram a história da empreendedora Cilbene Lobão.

“Eu já participei de várias ações do Sebrae/MT, uma das principais foi a Feira Gastronômica. O chef de cozinha veio até o meu negócio e me fez descobrir o diferencial da minha empresa. Juntos criamos o carré de carneiro e o escondidinho de carneiro, que virou referência do nosso negócio e é um prato destaque. Foi um trabalho em conjunto muito importante”, disse Cilbene Lobão.

Durante a visita, também participaram de um bate-papo com as representantes da Associação das Mulheres Empreendedoras de Nobres (Amen), projeto que conquistou o 1º lugar na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Inclusão Produtiva.

A press trip encerrou a programação com uma visita e degustação ao empreendimento Pé de Queijo. A empresa familiar, administrada pelo casal Edimar e Sandra, produz queijos e doces artesanais, foi premiada na categoria ‘Ouro’ no no 3º Mundial do Queijo do Brasil 2024.

Grupo conheceu o empreendimento familiar Pé de Queijo – Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

A jornalista Ana Barros, do veículo Folha do Estado, campeã do PSJ 2023 na categoria jornalismo em texto, participou da press trip para conhecer os atrativos de Nobres e região. Para ela, visitar empreendimentos apoiados pelo Sebrae/MT foi importante para conhecer mais sobre o trabalho da instituição.

“Nestes dias, visitamos empresas que tiveram contribuição do Sebrae para seu desenvolvimento e eu particularmente fiquei muito emocionada em ver os depoimentos dos empreendedores e ver essa relação de proximidade. Sou apaixonada por empreendedorismo e ver de perto o trabalho que o Sebrae realiza aqui vai fazer total diferença na hora de redigir meus textos”, afirmou a jornalista.

Jornalistas conheceram os atrativos turísticos de Mato Grosso – Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

A jornalista Elaine Coimbra, do Podcast ‘Olha a Xepa!’, venceu o PSJ 2023 na categoria Jornalismo em Áudio e disse que o Sebrae/MT proporcionou que ela visitasse atrativos turísticos que não conhecia.

“É uma riqueza única e eu pude conhecer sobre a fauna, flora, gastronomia e cultura deste lugar, além de compartilhar um ambiente muito agradável com companheiros de profissão. Também tive a oportunidade de conhecer mais sobre a atuação do Sebrae/MT no setor de turismo e este preparo no atendimento e na infraestrutura faz total diferença. Que mais empreendedores tenham acesso ao Sebrae e que nós, jornalistas, possamos alcançar mais empreendedores e contribuir com histórias de sucesso”, diz.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp