Jornal diz que Oscar Pistorius deve deixar a prisão na próxima semana

Redação PH

Redação PH

Jornal diz que Oscar Pistorius deve deixar a prisão na próxima semana

Preso desde outubro, Oscar Pistorius pode deixar o regime fechado nos próximos dias. De acordo com a imprensa internacional, a expectativa é de que o atleta paralímpico ganhe liberdade condicional no dia 21 de agosto, sexta-feira. Ele foi condenado a cinco anos de reclusão pela morte de sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, em 2013. Segundo o jornal francês ''The Independent'', ele ganhará a liberdade por boa conduta. Há dois meses, um familiar havia confirmado a possibilidade.

Em junho, o serviço de correção sul-africano confirmou que ele iria servir o mínimo de um sexto de sua sentença atrás das grades. A saída dele da prisão teria sido recomendada pelo Conselho de Liberdade Condicional da prisão. A imprensa britanica também cita a possibilidade de Pistorius viver em prisão domiciliar na casa de seus familiares, em Pretória. Também é possível que o medalhista paralímpico seja obrigado a prestar serviços comunitários e ter um controle regular de saúde mental.

Relembre o caso

No dia 14 de fevereiro de 2013, Oscar Pistorius deixou sua casa em Pretória escoltado por autoridades como principal suspeito de matar a sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, naquela madrugada. Em depoimento, o atleta alegou que ouviu barulhos e efetuou os disparos de arma de fogo após confundir a companheira com um ladrão. A promotoria, no entanto, acreditava que o crime foi premeditado e executado após uma discussão do casal. Após uma semana de audiências, o juiz Desmond Nair garantiu a fiança ao medalhista paralímpico e anunciou que ele responderia pela morte de Reeva em liberdade. Após 20 meses da noite do crime, Pistorius foi condenado a cinco anos de prisão por homicídio culposo.

Logo depois de conhecer sua sentença, ele foi encaminhado para o presídio Kgosi Mampuru II, conhecido também como Prisão Central de Pretória. Recentemente, a imprensa britânica noticiou que Pistorius teria regalias no local, que é conhecido por superlotação.

+ Acessados

Veja Também