Joias religiosas: qual é o seu significado e por que as usamos?

Assessoria

Assessoria

Pixabay/Ilustrativa

Joias religiosas: qual é o seu significado e por que as usamos?

A fé é decisiva na vida dos brasileiros. Mesmo ocupando a posição número 23 no ranking de países mais religiosos do mundo (perdendo para países como Armênia e Colômbia, mas a frente da Argentina), o povo sempre fez uso de símbolos religiosos como joias e adornos. Algo que não é recente, já que peças decorativas nesse estilo são usadas há mais de 6000 anos.

Antes usadas de acordo com a crença de cada região, hoje as joias religiosas fazem parte da composição de diversos looks e carregam o sentimento de proteção, fé e devoção. Seja qual for a religião escolhida, judaísmo, cristianismo ou a de matrizes africanas, é possível encontrar uma peça que expresse sua superstição ou religiosidade.

Joias religiosas e seus significados

As joias religiosas carregam o simbolismo que vai de encontro com a crença que a pessoa segue. Mas hoje pessoas que não seguem nenhum tipo de religião gostam de usar crucifixos ou Hamsa como uma forma de proteção ou respeito a um ente querido. Ou simplesmente por achar que a peça combina com o seu estilo pessoal.

Quer conhecer as joias religiosas mais usadas e seus significados? Leia abaixo.

Crucifixo

A cruz é a representação máxima da veneração e fé cristã pelo sacrifício e a ressurreição de Jesus, e seu amor pela humanidade. 

O crucifixo é muito usado como uma ótima opção de presente religioso para batismos e crismas, por exemplo, pois muitos acham que a peça oferece proteção contra o mal.

Escapulário

Há algo muito curioso sobre o escapulário. A peça, símbolo da religião católica e cristã que possui dois lados, expressando o Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora, não pode ser comprada por quem segue a fé. Ela precisa ser um presente, e de preferência por um membro da igreja, como um padre, por exemplo.

Outra tradição que segue o escapulário é que ele nunca pode ser retirado do corpo. A joia, que era antigamente usada apenas por carmelitas,  também expressa proteção, tanto física quanto espiritual.

Orixás

Não são só as joias católicas que fazem sucesso. Peças decoradas com os orixás das religiões africanas, como Iansã, Ogum e Iemanjá, encontram cada vez mais espaço e interesse daqueles que desejam expressar sua fé e buscam pela representação de cada orixá. 

Por exemplo, Oxóssi usa uma ofa, um arco e flecha metálico. Aqueles que possuem afinidade com esse orixá usam um pingente com o arco e flecha buscando o poder da fartura que ele oferece. 

Nossa Senhora Aparecida

A jóia da padroeira do Brasil é a mais procurada pelos religiosos, podendo ser usada em medalhas e anéis para demonstrar sua devoção. É dito que a santa foi vista por pescadores na cidade de Guaratinguetá, São Paulo. Contando, desde então, com inúmeros devotos.

Em várias cidades brasileiras seu dia, 12 de outubro,  é celebrado com procissões em sua homenagem. Ao usar uma jóia com seu emblema, seus devotos buscam por sua proteção.

Hamsá

Um símbolo da fé judaica, egípcia e islâmica que ficou muito famoso entre os jovens, o Hamsá (palavra árabe que significa “cinco”, referente aos cinco dedos da mão) é um poderoso símbolo que atrai boa sorte àqueles que o usam.

Acredita-se que aqueles que usam este símbolo como uma jóia ou mesmo um charm, afastam os maus espíritos e o mau-olhado.

Estrela de Davi

A estrela de Davi é um símbolo máximo do Judaísmo, que foi usado por vários guerreiros israelenses durante anos. Há diversas interpretações para o seu uso e significado, como as seis pontas da estrela na verdade representando dois triângulos, sendo a parte de cima o fogo e a de baixo, a água. Outra interpretação vem da Alquimia, onde cada ponta é um planeta, com o Sol no centro e a Lua na ponta. 

Também chamada de Escudo de Davi, a estrela também é usada em outras religiões, como a Cabala. Se tornou muito famosa entre o público masculino.

Olho Grego

Também chamado de “Olho Turco” ou “Nazar”, o Olho Grego se tornou uma peça decorativa muito usada como pingente em colares e pulseiras. É dito por aqueles que têm fé em seu significado que ele atua como uma proteção contra as más energias, afastando a inveja e repelindo o mau-olhado representado pela cor azul.

Na Monte Carlo Joias você encontra a opção de presente ideal para qualquer ocasião.

+ Acessados

Veja Também