Jauru recebe projeto Educação Legislativa em Movimento

Redação PH

Redação PH

29 diretórios estaduais ainda não prestaram contas ao tre; prazo termina terça-feira

Jauru recebe projeto Educação Legislativa em Movimento

Quatrocentos e sessenta e nove (469) alunos participam desde quinta-feira (6) do projeto "Educação Legislativa em Movimento” desenvolvido pela Assembleia Legislativa na Escola Estadual deputado João Evaristo Curvo, em Juara (distante 450 quilômetros de Cuiabá). O projeto piloto leva conhecimentos sobre o Parlamento e trabalha temas relacionados ao universo jovem de alunos em processo de formação escolar. Palestras, a exposição 180 Anos de Evolução do Parlamento Participativo, além de oficina de reciclagem de material, foram disponibilizadas. A iniciativa é do deputado Wancley Carvalho (PV) com o presidente deputado Eduardo Botelho (PSB), através da Escola do Legislativo, com parceria do Instituto Memória, Qualivida, Programa Ambientação e secretarias estaduais e municipal de Educação de Jauru.

A diretora de escola, Tatiana Maria da Silva Dias, avalia que “o projeto chegou em boa hora para a escola porque são palestras e mostras que englobam todas as áreas do conhecimento e os alunos e a comunidade convidada para ver a exposição podem aprender muito”. Para ela, é importante que o projeto seja levado a outros municípios, uma vez que o interior vive a mesma realidade de carência de informações e é importante esse contato para mudar paradigmas e saber, de fato, o que a Assembleia Legislativa faz.

Para a aluna Maria Vitória Cabral, “o projeto trouxe muito conhecimento. Vamos usar o que estamos aprendendo aqui para sermos melhores na sala de aula daqui para a frente. Já o aluno Daniel Ferreira do Nascimento, do Eja (Educação de Jovens e Adultos) acredita que o projeto “influencia em coisas boas para, futuramente, podermos ajudar nossa sociedade que precisa muito. É um espaço para aprender, espero que venham mais vezes e que as pessoas que estão participando pensem nisso no futuro”.

O vice-prefeito, Valdir Garcia (DEM), elogiou a iniciativa. “É uma excelente ideia, uma atividade importante porque nessa faixa etária – alunos a partir de 16 anos – há muitas informações pela mídia e acham que tudo é corrupção. Então é bom descobrir a história real, e a partir desse conhecimento, se possa ter uma nova ideia. Muitos não diferenciam deputados estaduais de federais, ou Legislativo de Executivo, ou não sabe o que a Assembleia faz. Então, agora, todos terão uma visão diferenciada”, disse.

O deputado Wancley Carvalho (PV), autor da iniciativa, lembrou que a meta é que todos possam sair da experiência com uma nova visão do Parlamento mato-grossense e com conhecimentos que contribuam com a formação pessoal e educacional dos alunos. Oriundo do interior, o parlamentar diz que o projeto surgiu quando ele chegou ao Parlamento e observou que, ao contrário do que muita gente pensa, se trabalha muito no Legislativo e que há projetos muito importantes e interessantes. Na opinião do parlamentar, “o projeto, que é piloto em Jauru e vai percorrer outros 12 municípios, certamente vai mudar a mentalidade daqueles que pensam que na ALMT não se trabalha ou que conhece o Parlamento apenas pelas repercussões negativas de fatos veiculados pela mídia”.

Conteúdo -A Exposição 180 Anos de Evolução do Parlamento Participativo foi organizada pelo Instituto Memória. Trata-se de uma mostra em painés que contam, através da sede ocupadas pela ALMT, as fases e momentos históricos vivenciados pelo Parlamento desde a primeira sede, quando se instalou em 1835 no centro da capital, até a sede atual, no edifício Dante Martins de Oliveira, no Centro Político e Administrativo, também em Cuiabá.

As palestras englobam os temas "Jovens líderes como parte da solução", com Gabriel Guilherme; "Vocação", com o psicólogo Gerson Fabrício Bauermeister; "ALMT: da Província à Atual Democracia Participativa", com Isis Catarina; "Constituição de 1824 à Atual", com Ataíde Almeida; e "Competências da Redação e da Matética voltadas ao Enem", com José Valter Zacarias. Já o programa Ambientação desenvolve uma oficina de reciclagem de papel e explica como fazer a coleta seletiva.

+ Acessados

Veja Também