Em alusão à campanha Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental, o Ambulatório de Saúde Mental de Rondonópolis realizou, na manhã desta sexta-feira (23), no auditório do Paço, uma ação voltada aos servidores públicos do município. A iniciativa teve como foco a reflexão sobre o cuidado emocional de quem atua diariamente no atendimento à população.
De acordo com a coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental, Cristina Lopes, a proposta do encontro foi criar um espaço de acolhimento e escuta, permitindo que os servidores pudessem refletir sobre o próprio cotidiano no serviço público e a importância de preservar a saúde mental. “É um momento para que eles possam se enxergar enquanto servidores e pensar o quanto é fundamental cuidar da saúde mental de quem cuida das pessoas”, destacou.
A programação contou com um acolhimento inicial, embalado por música instrumental ao vivo, seguido de uma roda de conversa. Durante a atividade, os participantes foram convidados a refletir sobre suas rotinas de trabalho, desafios diários e estratégias de autocuidado. A ação também incluiu uma palestra conduzida por uma psicóloga, com atividades práticas que estimularam a análise e a reflexão sobre a própria saúde mental.
A ação desta manhã contou ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, que possibilitou a liberação de coordenadores e técnicos das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para participação no evento reforçando o compromisso da Prefeitura de Rondonópolis com a promoção da saúde mental e com o cuidado integral dos servidores e usuários dos serviços públicos.
Além dessa ação específica para os servidores, o Ambulatório de Saúde Mental desenvolve, ao longo do mês de janeiro, outras atividades alusivas ao Janeiro Branco. Entre elas, está a realização de sessões de cinema na sala de espera da unidade, com a exibição de filmes — em sua maioria produções nacionais — que abordam temáticas relacionadas à saúde mental. Após as exibições, os usuários participam de momentos de discussão e reflexão, com a equipe se colocando à disposição para atendimentos.






