Itiquira: através de Nininho, 24 famílias do Assentamento Santa Ana recebem títulos de propriedade

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Itiquira: através de Nininho, 24 famílias do Assentamento Santa Ana recebem títulos de propriedade

Compartilhe:

Vinte e quatro famílias de agricultura do Assentamento Santa Ana, no município de Itiquira, receberam do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Mato Grosso (Incra) o título de propriedade definitivo. A titulação é uma conquista articulada pelo deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD). Dentro de 15 dias, mais 30 proprietários receberão o documento e 22 lotes estão na fase de homologação e deverão ser atendidos até dezembro.

O Santa Ana fica distante 40 quilômetros da cidade e reúne 76 famílias. A comunidade recebeu grandes investimentos durante as gestões de Nininho, que foi prefeito de Itiquira em três mandatos – de 1993 a 1996, de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008. Na Prefeitura de Itiquira, Nininho abriu estradas e construiu as infraestruturas da Associação de Pequenos Produtores Vitória da União Santa Ana. Como deputado estadual, articulou mais R$ 120 mil em investimentos.

O prefeito Fabiano Dalla Valle diz que a regularização fundiária do Santa Ana é resultado das articulações de Nininho junto ao Incra, através da assessora parlamentar Patrícia Lemos. “Nininho e sua assessoria de gabinete realiza um trabalho muito forte para garantir a propriedade definitiva aos nossos pequenos produtores. O deputado é um grande incentivador do fortalecimento da agricultura familiar. Com a titulação, o pequeno produtor tem acesso ao crédito rural, podendo investir, ter recursos para o custeio e aumentar a produção.”, lembra o gestor de Itiquira.

INVESTIMENTOS

Em 2001, no segundo mandato de Nininho, o vereador José Carlos Batista, o Zé Gordo, era secretário municipal de Agricultura. Ele lembra das dificuldades que as famílias do Santa Ana enfrentavam. “Em 2018, o assentamento implantado em 2 de novembro em 1998 estava praticamente abandonado. Havia umas poucas famílias morando lá. A pedido do Nininho, nós promovemos investimentos e incentivamos as famílias a priorizar a pecuária leiteira. Hoje, o Santa Ana é referência em Mato Grosso na produção de leite e suas tecnologias”, relata.

Desde 2019, o governo federal concedeu mais de 370 mil títulos de terra a famílias de agricultores brasileiros. Para o presidente da Câmara de Itiquira, Cido do Roberto, o deputado Nininho aproveitou esse bom momento para ajudar a regularizar milhares de propriedades em assentamentos de Mato Grosso. “Em Itiquira, finalmente, os agricultores familiares estão virando do pedaço de chão onde vivem. As famílias têm acesso a recursos por meio de bancos como a Caixa e o Banco do Brasil.

O presidente da Associação do Santa Ana, Etifaldo Ferreira (Irmão), comemora a entrega dos títulos pelo Incra articulados por Nininho. “Esse documento é o sonho de todo assentado. Com o documento em mãos, o pequeno produtor da agricultura familiar passa a ser efetivamente o proprietário do lote e pode ampliar o investimento na terra. Além disso, o documento permite que ele acesse linhas de crédito e possa crescer econômica e socialmente. Este é o grande legado de Nininho que melhora a vida dessas pessoas no Santa Ana”, ressalta Irmão.

PRODUÇÃO LEITEIRA

A produção leiteira é a base forte da economia do assentamento Santa Ana. O rebanho de cerca de 3,5 mil animais produz 150 mil litros por mês. Os agricultores familiares também investem na produção artesanal de iogurte, doce de leite, muçarela e hortifrutigranjeiros, que são vendidos na feira livre da cidade. Além dos investimentos, as famílias também participam de cursos de atualização técnica, genética, orientação financeira e novas tecnologias.

“A entrega desses títulos foi uma grande conquista que tivemos em nosso município de itiquira”, afirma o secretário municipal de Agricultura, Otávio Tunes. “Esse processo não seria concluído com tanto êxito sem a ajuda do nosso deputado Nininho. Junto com o Incra, entregamos a primeira remessa de títulos aos assentados. É claro não poderia de deixar de agradecer a dedicação eficiente da Patrícia Lemos, a assessora parlamentar do Nininho”, destaca.

EVENTO

Participaram da entrega, nesta quinta-feira (22.09), o prefeito de Itiquira, Fabiano Dalla Valle, o presidente da Câmara, Cido do Roberto, os vereadores Zé Gordo e Enildo Paniago, o presidente da Associação do Santa Ana, Etifaldo Ferreira (Irmão), o secretário municipal de Agricultura, Otávio Tunes, o técnico do Incra, Vadilson, e o técnico da Empaer, André Luiz Aviles,

Também são incentivadores do Santa Ana o vice-prefeito João Macaúba e os vereadores Eufrásio Cabral, Ceará do Pesqueiro, Adriana DVD, Irmão Adilson, Professor João Neto e Ademir Padreco. (SO)

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também