Israel Katz, ministro da Defesa de Israel, afirmou nesta terça-feira (24) que o país vai respeitar o cessar-fogo acordado com o Irã, anunciado por Donald Trump ontem à noite, desde que o regime dos aiatolás suspenda os disparos de mísseis.
O aviso, feito via mensagem no perfil oficial dele no X, vem depois de uma conversa por telefone com o secretário de Defesa americano.
“Falei há alguns minutos com o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth. Agradeci pela ousada decisão do presidente Donald Trump de agir com Israel contra a ameaça nuclear iraniana. O secretário elogiou Israel e as IDF [Forças de Defesa de Israel] pelas conquistas históricas alcançadas. Enfatizei que Israel respeitará o cessar-fogo, desde que o outro lado o faça”, anunciou.
Veja também: Irã canta ‘vitória’ e diz que Israel foi forçado a aceitar cessar-fogo
Do outro lado, o Irã também sinalizou que vai cumprir o trato. O presidente iraniano, Masud Pezeshkian, anunciou o “fim da guerra de 12 dias” imposta por Israel, em uma mensagem à nação divulgada pela agência oficial Irna. A informação é da agência de notícias AFP.
“Hoje, após a heroica resistência de nossa grande nação, […] assistimos ao estabelecimento de uma trégua e ao fim desta guerra de 12 dias imposta [por Israel]”, disse.
Com isso, conforme a AFP, Israel deverá voltar a concentrar esforços na guerra contra os terroristas do Hamas. “Agora, a atenção retorna a Gaza, para trazer os reféns para casa e desmantelar o regime do Hamas”, declarou o chefe do Estado-Maior do Exército, tenente-general Eyal Zamir.
Tráfego aéreo em Israel
Desde a noite desta terça-feira em Israel (tarde no Brasil), o espaço aéreo está liberado para voos comerciais. “Todas as áreas do país [passam] a uma atividade totalmente irrestrita”, indicou o Exército em um comunicado.
I spoke moments ago with U.S. Secretary of Defense @PeteHegseth.
— ישראל כ”ץ Israel Katz (@Israel_katz) June 24, 2025
I thanked him for President @realDonaldTrump bold decision to act with Israel against the Iranian nuclear threat.
The Secretary praised Israel and the IDF for the historic achievements made.
I emphasized that…
Veja também: Trump reafirma cessar-fogo após Israel e Irã trocarem ataques
Além disso, escolas e comércios não essenciais podem reabrir, e reuniões públicas impostas no início da guerra iniciada por Israel contra o Irã em 13 de junho também estão liberadas.
Acompanhe nosso Instagram e Twitter do Primeira Hora para mais conteúdos informativos.





