A Apple divulgou nesta segunda-feira (9), durante a WWDC — sua conferência anual para desenvolvedores —, uma série de novidades para seus sistemas operacionais.
A empresa revelou uma mudança importante na contagem das versões e apresentou um novo visual batizado de Liquid Glass, além de novos recursos de inteligência artificial — como o que dribla a música de espera nas ligações.
Os novos sistemas começam a ser liberados para desenvolvedores nesta segunda. A versão beta para usuários chegará em julho. Já as versões oficiais serão disponibilizadas no último trimestre deste ano.
Veja os destaques:
📅 Numeração baseada no ano de lançamento
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/d/L/XDChDRQ8aALfFieG0n5g/sistemas-apple.png)
Nova contagem dos sistemas operacionais da Apple — Foto: Reprodução/Apple
A Apple vai adotar um novo padrão de contagem para seus sistemas operacionais: as versões agora vão destacar o ano de lançamento.
Com a mudança, a próxima versão do sistema do iPhone será chamada de iOS 26, e não de iOS 19, como seria na lógica anterior.
A alteração também vale para watchOS, tvOS, macOS, visionOS e iPadOS.
💎 Novo visual: Liquid Glass
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/c/x/fn5fTfSWm88KbQ4ZX2Pg/ios-18-ios-26.jpg)
iOS 18 (esquerda) e iOS 26 (direita): compare as mudanças no sistema com a chegada do visual Liquid Glass — Foto: Reprodução/Apple
Os sistemas vão ganhar um novo visual chamado Liquid Glass, que traz efeitos de transparência que lembram vidro em elementos como botões, notificações e barras de comando.
A proposta é deixar os elementos do sistema mais integrados com o app em uso. No macOS, por exemplo, a barra de tarefas transparente vai criar a sensação de uma tela maior.
🧠 Inteligência artificial para o dia a dia
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/o/F/B8xVOfRO6mwce7foruxw/ios-26.png)
Visual do iOS 26 — Foto: Reprodução/Apple
A Apple também reforçou a presença da inteligência artificial nos dispositivos, com recursos que miram situações do cotidiano:
- Hold Assist: reconhece músicas de espera em ligações para empresas e avisa o usuário quando a chamada for retomada. A ideia é permitir que você faça outras tarefas no celular sem precisar aguardar no telefone;
- Live Translation: traduz em tempo real ligações telefônicas, conversas no FaceTime e mensagens no aplicativo Mensagens. Suporta os idiomas: português, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês, coreano e chinês;
- Visual Intelligence: além de identificar objetos e informações ao redor com a câmera, a IA agora consegue analisar elementos que aparecem na tela do dispositivo.
Esses recursos fazem parte do novo pacote Apple Intelligence. A proposta é que também possam ser integrados a apps de terceiros, criando novas experiências para os usuários.





