A vitória do Internacional sobre o Flamengo nesta quarta-feira (5) rendeu ao Colorado a liderança do Campeonato Brasileiro após 813 dias. A última vez que o torcedor sentiu o gostinho de ser líder foi na oitava rodada do Brasileirão 2016.
A campanha naquele ano, no entanto, terminou da pior forma possível para o clube. O Inter foi rebaixado e amargurou longos 196 dias disputando a segunda divisão.
Desde então, são 91 rodadas longe do topo do futebol brasileiro, incluindo as 38 que o Inter passou na Série B.
Após passar um ano na segunda divisão, apenas três times chegaram a assumir a liderança do Brasileirão em algum momento: Palmeiras (2004), Grêmio (2006) e Bahia (2017).
A volta à elite do futebol brasileiro veio com muita desconfiança dos colorados. Nos primeiros cinco jogos deste Brasileirão, o clube conquistou apenas uma vitória e chegou a ocupar a 16ª posição na tabela de classificação. Contestado, o técnico Odair Hellmann ganhou um voto de confiança do Colorado, que acabou recompensado.
A campanha desde então espantou de vez qualquer pulga atrás da orelha da torcida. Nos últimos 19 jogos, o Colorado sofreu apenas uma derrota, na 15ª rodada, para o América-MG.
No Brasileirão, o time tem a segunda melhor defesa com apenas 13 gols sofridos em 23 jogos disputados. Jogando em casa, foi vazado apenas três vezes e ainda não perdeu. Em 11 jogos no Beira-Rio, foram oito vitórias e três empates.
Como não só de defesa se vive um time, o ataque colorado também tem dado conta do recado. O Inter é o sexto time que mais finaliza na competição. São 271 chutes a gol em 23 jogos.
Dessas finalizações, 30 balançaram as redes adversárias, dando o posto de quinto melhor ataque do Brasileirão. O artilheiro da equipe no campeonato é Nico Lopes, com seis gols marcados.
Em toda temporada, o Internacional disputou 42 jogos, sendo 23 vitórias, 11 empates e apenas oito derrotas. Ao todo foram 57 marcados e 26 sofridos.
O líder do Campeonato Brasileiro volta a campo no próximo domingo (9), contra o seu maior rival para o clássico Gre-Nal, buscando se manter mais dias na primeira colocação.





