Intenção de Consumo dos cuiabanos registra primeira variação negativa

Fecomercio MT

Fecomercio MT

Intenção de Consumo dos cuiabanos registra primeira variação negativa

Após oito meses consecutivos de melhora na Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá, o índice de setembro apresentou variação de -3,2% sobre o mês anterior e atingiu 79,7 pontos. Este foi o primeiro recuo no ano da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisada pelo Instituo de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT).

Mesmo com a retração do índice atual, o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca a melhora observada no ano e nos últimos 13 meses. “O índice já acumula alta de 9,18% de janeiro a setembro desse ano e se compararmos com setembro de 2021, o indicador registra crescimento de 8,58%, o que favorece a economia da região”.

As famílias que possuem faixa de renda menor do que 10 salários-mínimos puxaram o índice mensal da pesquisa para baixo, visto que registraram queda de -4,1% na pesquisa, somando 76,3 pontos. Diferente das famílias com renda familiar acima de 10 s.m., que apresentaram alta de 3,5% no mês e alcançando 111,2 pontos, sendo o único indicador em zona de satisfação.

A metodologia utilizada na pesquisa divulgada pela CNC, que possui variação de zero a 200 pontos, onde 100 demarca a fronteira entre a avaliação de insatisfação e de satisfação do consumidor.

Ainda para Wenceslau Júnior, a queda mensal pode estar relacionada a preferência do consumidor para esperar a chegada da famosa Black Friday no Brasil. “Tendo em vista que o indicador para aquisições para bens duráveis foi o que mais registrou variação negativa no mês (-9,8%), cria-se uma expectativa para o consumo nos últimos meses do ano, movimentando, principalmente, o comércio e serviços, e gerando maior circulação na renda local”, explicou.

Entre os subíndices avaliados na capital, O ‘Emprego Atual’ e o subíndice de ‘Compra a Prazo (Acesso ao Crédito)’ registraram variações positivas no mês de setembro, com 0,5% e 1,3%, respectivamente. Em contrapartida, o indicador de ‘Momento para Aquisições de Duráveis’, “eletrodomésticos, TV, som etc.) e a ‘Perspectiva de Consumo’ registraram variações negativas de -9,8% e -7,7% no mês, respectivamente.

Tenha acesso à pesquisa AQUI.

+ Acessados

Veja Também