Instituto AgriHub inicia a Semana Sedd Innovation para startups

Picture of Ascom Famato

Ascom Famato

Instituto AgriHub inicia a Semana Sedd Innovation para startups

A Semana Seed Innovation começou na quarta-feira (9/11), no AgriHub Space, em Cuiabá-MT. O evento, com foco em inovação para o agronegócio e aprimoramento da cadeia produtiva de sementes em seus diferentes elos, chegou com novidades e a participação das nove startups selecionadas durante a Chamada de Startups realizada pelo Instituto AgriHub. A seleção foi validada em setembro deste ano pelas empresas parceiras do Instituto (Bayer, TMG, Amaggi e Agro Amazônia).

O evento segue até quinta-feira (11/11) com uma extensa programação de visitas técnicas em Rondonópolis e Campo Verde e a participação das startups Agricef, Grandeo, LLK Engenharia, MasterPlanti, SBR Prime, Spatia Ag, Sydy, Toblue e Trucker do Agro.

Ao dar as boas-vindas, o presidente do Sistema Famato, Normando Corral, destacou a importância da semana que traz conceitos de interatividade, com palestras e visitas técnicas para favorecer o desenvolvimento de soluções tecnológicas que poderão ser aplicadas pelo produtor rural. “Acredito que daqui devem surgir novas tecnologias e ideias que vão otimizar e dar maior segurança na tomada de decisão do produtor rural”, disse Normando Corral.

Para o diretor-executivo do Instituto AgriHub, Otávio Celidônio, a Semana Seed Innovation propõe às startups um debate de forma inovadora de soluções que venham ao encontro aos atuais desafios enfrentados pelas empresas parceiras do AgriHub e dos nossos principais clientes que são os produtores rurais”, apontou.

O diretor e segundo vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos da Rosa, apresentou “Conhecendo o Sistema Famato” – as principais ações das entidades que formam o Sistema Famato, composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Sindicatos Rurais.

Na sequência, o superintendente do Imea, Cleiton Gauer, apresentou o agronegócio no Brasil e em Mato Grosso, com destaque para as principais culturas como soja, milho, algodão e boi, competitividade, tendências e perspectivas, projeções, entre outros.

Durante todo o dia as startups e as empresas mantenedoras, Bayer e Amaggi, apresentaram seus principais cases, soluções, oportunidades e tendências. Com o objetivo de mostrar o potencial transformador das inovações e tecnologias em agricultura.

A Bayer foi representada pelo gerente de Aferição de Empreendedorismo, André Koji Fukugauti, que falou sobre o “Digital Transformation in Agriculture”. A Amaggi foi representada pelo gerente de Controle de Produção, Ricardo Moreira, com o tema “Desafios da Agricultura Digital”.

Estrategicamente o Instituto AgriHub escolheu o primeiro dia do evento para promover parcerias e networking entre as nove startups provedoras de solução e tecnologia, as empresas parceiras do projeto e a equipe de colaboradores do AgriHub formada pela área operacional, técnica e de comunicação e marketing.

A analista da coordenação de Polos Tecnológicos do Senar-MT, Aline Lima, apresentou as principais frentes de atuação da instituição de ensino rural, voltada para produtores e trabalhadores rurais.

Seed Innovation – O objetivo é alcançar o máximo de soluções para os desafios da agricultura. A ideia é incentivar o desenvolvimento de produtos e serviços com inovações que contribuam para o aprimoramento da cadeia produtiva de sementes em seus diferentes elos. O Seed Innovation será um importante elo de conexão para todas as partes envolvidas: AgriHub, empresas parceiras, startups, consultores técnicos e produtores rurais.

Nesta quarta-feira (10/11) as startups seguem para Rondonópolis, onde farão visitas técnicas na área experimental da TMG, Fundação Mato Grosso e Aprosmat. Já na quinta-feira (11) devem conhecer as tecnologias aplicadas na Fazenda Agrosol Sementes, em Campo Verde-MT.

+ Acessados

Veja Também