Inscrições abertas para cursos do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde

Picture of Governo do Brasil

Governo do Brasil

Inscrições abertas para cursos do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde

Estão abertas as inscrições para 93 cursos gratuitos de capacitação ou qualificação oferecidos aos residentes, ao corpo docente-assistencial e aos gestores de programas de residência em saúde. A disponibilidade de vagas, o período de inscrição, de realização da especialização e os critérios de seleção variam de acordo com o curso.

A lista das ofertas educacionais está disponível no Portal Registra-RH Saúde. Para fazer a inscrição basta clicar no curso de interesse. Na sequência, clicar no botão “Matrículas Abertas” e realizar o cadastro.

Os cursos são parte do do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde, lançado pelo Ministério da Saúde. A iniciativa é da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) vinculada ao ministério.

As ações do eixo de ofertas educacionais do Plano Nacional, contribuem para o processo de desenvolvimento de habilidades específicas em temas relevantes para o Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as ações, estão as orientações sobre a Covid-19 na Atenção Especializada, organização do SUS, doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes e muitos outros.

Disponibilidade

A disponibilidade de ofertas educacionais é dinâmica no catálogo. Das 93 ofertas educacionais de capacitação ou qualificação disponíveis, 66 são oferecidas pela Rede UNA-SUS, por meio de 14 estabelecimentos de ensino:

• Universidade de Brasília (02 cursos);

• Fiocruz Brasília (17 cursos);

• Fiocruz de Mato Grosso do Sul (06 cursos);

• Fiocruz de Pernambuco (01 curso);

• Universidade Federal de Santa Catarina (08 cursos);

• Universidade do Estado do Amazonas (01 curso);

• Universidade Federal de Goiás (02 cursos);

• Universidade Federal do Piauí (01 curso);

• Universidade Federal do Maranhão (08 cursos);

• Universidade Federal de Minas Gerais (08 cursos);

• Universidade Federal de São Paulo (07 cursos);

• Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (03 cursos);

• Universidade Federal de Ouro Preto (01 curso) e;

• Instituto Aggeu Magalhães (01 curso).

Os 66 cursos são de nível educação profissional e tecnológico, na modalidade qualificação profissional. Com o formato de ensino a distância e autoinstrucional, a carga horária varia entre 4 a 90 horas. Entre os destaque estão as capacitações “Redução da mortalidade materna”, “Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (COVID-19) ”, “Organização da Atenção à Saúde no SUS”, “Linha de cuidados para atenção Integral à saúde da pessoa idosa”, “Atenção à Pessoa com Síndrome de Down”, “Atualização Do Manejo Clínico Da Pessoa Com Chikungunya”, “Zika: Abordagem Clínica Na Atenção Básica”, etc.

Além da rede UNA-SUS, também estão abertas as inscrições para quatro cursos em áreas específicas na plataforma UniverSUS Brasil, entre eles “Prevenção ao Suicídio”; “Prevenção da Automutilação” e “Entrevista familiar para doação de órgãos”. Todos no formato ensino a distância, autoinstrucional, com carga horária que varia entre 2 a 40 horas.

Ainda neste mês de agosto e para setembro, estão previstos mais 23 novos cursos nos formatos ensino a distância e presencial, pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O programa é uma ação do Ministério da Saúde dirigida ao fortalecimento do SUS em parceria com hospitais filantrópicos de qualidade reconhecida – também parceiros do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.

As cargas horárias dos cursos variam entre 04 a 5.760 horas. As ofertas serão constantemente atualizadas, em diferentes temáticas e modalidades.

Cursos Autoinstrucionais

Os cursos autoinstrucionais são disponibilizados sem o acompanhamento de um tutor. Assim, o participante acessa os materiais e conteúdos disponíveis de acordo com seu ritmo de aprendizagem e sua disponibilidade de tempo.

Cursos EAD tutorado

O tutor EAD atua como um professor online. Nos cursos a distância, além do professor que ministra os conteúdos por meio das videoaulas, o estudante tem acesso a tutores que auxiliam no processo de aprendizagem.

Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde

O Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde tem por objetivo capacitar profissionais da saúde em especial para o Sistema Único de Saúde (SUS) nos âmbitos federal, estadual e municipal. O objetivo é aumentar a oferta de vagas, bem como para os preceptores, que são os supervisores das residências.

Mais informações estão disponíveis na Portaria GM/MS nº 1.598, de 15 de julho de 2021, e na Cartilha do plano. As demais atualizações sobre os cursos serão publicadas no Portal Registra-RH Saúde.

Com informações do Ministério da Saúde

+ Acessados

Veja Também