Inglês americano e inglês britânico: qual é a diferença?

Inglês americano e inglês britânico: qual é a diferença?

Compartilhe:

Precisa escolher entre inglês americano e inglês britânico mas não sabe qual a diferença entre eles e nem como fazer sua escolha? Então o nosso conteúdo com certeza vai te ajudar, pois vamos explicar qual a diferença entre eles e até mesmo te dar algumas dicas de como escolher entre eles.

Dessa forma, vai ser muito mais fácil escolher entre inglês americano e inglês britânico de acordo com as suas necessidades e preferências pessoais.

Então, quer saber qual a diferença entre inglês americano e inglês britânico e como escolher entre eles? É só conferir até o final do conteúdo!

A diferença entre inglês americano e inglês britânico

A bem da verdade é que não há só uma diferença entre inglês americano e britânico, da mesma forma em que o português falado em Portugal tem muitas diferenças com o português usado aqui no Brasil.

Então, confira abaixo quais são as maiores diferenças entre inglês americano e britânico.

Pronúncia

Mesmo os iniciantes nos estudos de inglês conseguem perceber a diferença na pronúncia americana e britânica. Isso porque no inglês americano, há um maior destaque para a letra “R”, o que não acontece no inglês britânico.

E é exatamente por esse motivo que no inglês americano se pronuncia “wa-teR” enquanto no inglês britânico se pronuncia como “ua-tá”. Além disso, a sílaba de destaque também varia no inglês americano e britânico, por exemplo na palavra weekend.

No inglês americano, se dá destaque para a primeira sílaba “WEEK-end”, enquanto os britânicos destacam a última, pronunciando “week-END”.

Vocabulário

Além das diferenças na pronúncia, há também uma série de termos diferenciados para se referir a mesma coisa. Por exemplo, você deve saber que a mandioca tem nomes variados de acordo com a região do país, e o mesmo acontece com o inglês americano e inglês britânico.

Por exemplo, no inglês americano, a palavra para metrô é subway, enquanto no inglês britânico é underground. E isso acontece com uma grande variedade de termos, o que pode deixar os estudantes de inglês bastante confusos.

Ortografia

A ortografia também é uma diferença bastante significativa entre o inglês americano e inglês britânico. Isso porque, o inglês americano é mais “simplificado” do que o inglês britânico, que é mais formal e que mantém a escrita das palavras de forma bem semelhante aos termos originais.

Ou seja, no inglês americano, as palavras são escritas de forma bem semelhante ao que são pronunciadas, onde letras sem som são muitas vezes removidas. Por exemplo, em inglês americano, cor é escrito como color, enquanto no inglês britânico é escrito como colour.

Gramática

A gramática também sofre alterações no inglês americano e inglês britânico. Porém, uma das diferenças mais significativas é que as frases no inglês americano são formuladas de forma mais informal, com o uso de “should” e “would”.

Por outro lado, no inglês britânico as frases são formuladas de forma mais formal, com o uso de “shall”. Além disso, no inglês americano os substantivos coletivos são considerados singulares, como por exemplo: “the band is playing”.

Já no inglês britânico, é mais comum utilizar o plural, como “the band are playing”.

Como escolher entre inglês americano e britânico

A melhor forma de escolher entre inglês americano e inglês britânico é levar em consideração as suas necessidades pessoais. Isso porque, o inglês americano é mais popular, devido a constante presença nas mídias, no mundo acadêmico e de negócios.

Mas lembre-se: essas diferenças não fazem com que uma das variantes seja mais “certa” do que a outra, são apenas diferentes.

Por isso, você pode procurar uma escola de inglês online e fazer aulas de teste, escolhendo o que mais te agrada. E vale lembrar que, mesmo com todas as diferenças entre o inglês americano e inglês britânico, vai ser possível compreender o que está sendo dito com um pouco de aprofundamento no idioma.

Além disso, a leitura de um mesmo conteúdo em inglês americano e inglês britânico pode te ajudar a entender um pouco mais sobre essas diferenças no cotidiano, facilitando a sua escolha de uma das variantes.

Agora você já sabe qual a diferença entre inglês americano e inglês britânico. Então que tal levar tudo que aprendeu em consideração e testar qual das variantes mais se enquadra nas suas necessidades para começar a estudar agora mesmo?

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp