Indígenas de Barra do Bugres ganham apoio do deputado Romoaldo

indígenas de barra do bugres ganham apoio do deputado romoaldo

Em visita a Aldeia Umutina no domingo (23), a assessoria parlamentar do gabinete do deputado Romoaldo Júnior (MDB) constatou diversos problemas vivenciados na comunidade, localizada a 15 km da cidade de Barra do Bugres. Em meio às urgências dos cerca de 700 moradores, formados por 10 etnias, foi destacada a necessidade de cascalhamento das estradas internas que ligam as aldeias; construção de acostamento na MT-246 próximo à entrada que dá acesso à comunidade e a construção de uma ponte sob o rio Bugres – que dará condições de acessoao local. Atualmente a travessia é feita por meio de barco, canoa ou balsa.

O coordenador de Departamento de Assuntos Indígenas da Prefeitura de Barra do Bugres, queé cacique da Aldeia Uapo, Dionísio Antonio, disse que a construção da ponte vai evitar diversos problemas para a população e aproximar a comunidade indígena com a cidade. De acordo com o cacique, a dificuldade de acessibilidade prejudica até mesmo a educação, pois muitos índios cursam faculdade na cidade e têm que lidar diariamente com a dificuldade na travessia. Com isso, muitos perdem o material universitário,às vezes se machucam e, por fim,acabam se desmotivando com as dificuldades.

A ponte, na opinião de Dionízio, irá proporcionar visitação turística e, consequentemente, geração de renda aos índios, que poderão comercializar seus artesanatos, comidas típicas e produtos agrícolas.

A jovem indígena Josielly Constantinodisse que é completamente a favor da construção da ponte, pois ela reside em Barra do Bugres e tem que enfrentar os transtornos da travessia todos os finais de semana. “Todo fim de semana visito minha vó na aldeia e, por causa da ausência dessa ponte, não posso vir com carro. Eu não teria coragem de deixar o meu automóvel no barranco, é perigoso”, declarou Josielly.

A chefe de gabineteAdriana Mendonça parabenizou o cacique Dionísio pela garra com que se dedica na defesa do seu povo e disse que o deputado está à disposição para apoiar as iniciativas de benfeitorias na aldeia. “Fomos muito bem recebidos aqui na aldeia, pelo cacique e a família dele. Conhecemos um pouco mais sobre a cultura e a realidade indígena. Atravessamos o rio num barquinho, sentimos na pele as dificuldades que os moradores da aldeia enfrentam para ir e vir do local. Quero dizer para o cacique e o seu povo, que o nosso deputado Romoaldo está à disposição na Assembleia Legislativa para ajudar o povo da comunidade”, declarou a chefe.

O vereador de Barra do Bugres, João Luiz também esteve participando da visita na aldeia e agradeceu ao deputado Romoaldo pelo apoio e atenção com o município. “O deputado Romoaldo é um amigo da gente. Sei que ele faz o que pode para ajudar a nossa Barra do Bugres. Inclusive estamos tratando com ele, sobre a implantação da antena de distribuição de sinal de celular no Distrito de Assari. Faltam apenas alguns detalhes para a concretização desse sonho. E eu sei que o deputado está fazendo todo esforço para nos ajudar. Foi muito interessante a nossa visita aqui na aldeia, precisamos ajudar a melhorar a qualidade de vida na aldeia. E a construção dessa ponte, com certeza vai melhorar muito a vida na comunidade”, disse o vereador.