Imposto de Renda 2019 e as tendências da malha fiscal

Redação PH

Redação PH

Imposto de Renda 2019 e as tendências da malha fiscal

Os meses de março e abril de todo ano se destacam pelo volume de serviços nos escritórios de contabilidade para apoiar os clientes no acerto de contas com o Leão.

As informações geradas por diversas fontes estão cada vez mais na mira da Receita Federal, procurando identificar se houve fraude ou sonegação por parte dos contribuintes.

Informações sobre despesas médicas, movimentações financeiras, transações imobiliárias já possuem diversas declarações que facilitam a Receita Federal a identificar divergências.

Em 2019, a Receita Federal mira nos grandes agricultores e pecuaristas implantando a contabilidade digital para esse grupo de contribuintes.

O chamado Livro Caixa Digital já está em vigor e pretende reduzir ou eliminar fraudes no Imposto de Renda para as atividades agropecuárias. Tal obrigação deverá ser transmitida até 30 de abril de 2020 para aqueles agricultores ou pecuaristas que faturaram em 2019 mais de 3.6 milhões.

Para os próximos anos, a Receita Federal também pretende utilizar 100% das informações do eSocial para checar a malha fiscal. Todas as informações relativas à remuneração dos trabalhadores serão informadas de forma centralizada, em uma plataforma única, garantindo mais facilidade no cruzamento das fontes de renda dos trabalhadores, sujeitas ou não ao IR.

Diante de tantos riscos e novidades, cabe o contador orientar a melhor maneira de declarar os rendimentos no IRPF, além de declarar corretamente seus bens e dívidas, sempre apoiando no que for possível para o bom planejamento dos próximos passos dos seus clientes.

 

Autor: Thiago Zuffo – Contador.

Multilucro Consultoria e Assessoria Contábil

(66) 3423-2477

+ Acessados

Veja Também