Imac realiza primeira reunião do Conselho Deliberativo

Redação PH

Redação PH

imac realiza primeira reunião do conselho deliberativo

Imac realiza primeira reunião do Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) se reuniu pela primeira vez na quinta-feira (14) para deliberar sobre pautas de caráter administrativo. Os membros aprovaram o estatuto do Imac, que será publicado no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.

Também foi aprovada a indicação de membros que farão parte do Conselho Fiscal, sendo um representante da Associação dos Criadores (Acrimat) e dois representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a qual o Imac está vinculado.

Além disso, foi definida a estrutura organizacional do Imac, que deverá ser composta pelo Conselho Deliberativo, presidência, diretoria de marketing, diretoria administrativa e financeira e diretoria de operações.

Segundo o presidente do Imac, Luciano Vacari, todas as deliberações seguem agora para a aprovação do governador Pedro Taques. “Estamos discutindo também as definições do protocolo a ser seguido para a garantia do selo. Tudo está sendo trabalhado em conjunto com os representantes das cadeias envolvidas no Imac e será lançado oficialmente após a aprovação final do governador”.

O Conselho Deliberativo do Imac é composto por cinco membros, sendo presidido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, dois membros da Acrimat, dois membros do Sindicato das Indústrias de Frigorífico de Mato Grosso (Sindifrigo).

De acordo com Seneri, a reunião marca oficialmente os trabalhos do Imac, que será mais um exemplo de sucesso de Mato Grosso. "Somos o sexto instituto deste tipo no mundo e com certeza vamos levar o modelo e a eficiência do Imac para além de Mato Grosso".

Imac

Estado que detém o maior rebanho bovino do Brasil, com 29,2 milhões de animais, Mato Grosso sai na frente e é o primeiro Estado a lançar um selo que atesta a qualidade da carne produzida em seu território, o “Carne de Mato Grosso”, um produto do Imac criado em fevereiro deste ano.

O instituto é um Serviço Social Autônomo, de interesse coletivo e de utilidade pública. Terá entre suas fontes de receita recursos provenientes de convênios, acordos e contratos celebrados com entidades, organizações e empresas, públicas ou privadas, contribuições de pessoas jurídicas de direito público e privado, entre outros.

Atribuições

Promover a carne de Mato Grosso; definir critérios para tipificação da carne; articular com entes públicos e privados nacionais e/ou internacionais o desenvolvimento de ações que promovam a carne de Mato Grosso e estudos para a melhoria da carne; realizar parcerias por meio de convênios com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), com o objetivo de capacitar os produtores rurais da agricultura familiar; desenvolver pesquisas e tecnologias para padronização de carcaças e melhorias na qualidade da carne; promover atividades de orientação ao consumidor, baseadas em pesquisas de mercado; fomentar o desenvolvimento de produtos e a rastreabilidade da carne são algumas das atribuições do IMAC.

O instituto contará também com um Sistema Eletrônico de Informação das Indústrias de Carne (SEIIC), que permitirá melhor controle sobre a produção tanto pelos frigoríficos, quanto pelos produtores, e beneficiará o consumidor, que terá garantida a segurança alimentar do produto adquirido.

+ Acessados

Veja Também