IFMT Rondonópolis entrega mais de 150 face shields para Secretaria de Saúde

IFMT Rondonópolis entrega mais de 150 face shields para Secretaria de Saúde

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis entregou nesta sexta-feira (25) mais de 150 máscaras, modelo Face Shields, para a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, que serão repassados para profissionais que estão trabalhando na ponta contra o novo Coronavírus. O projeto tem o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) que destinou R$ 25 mil para a compra de equipamentos e materiais.

De acordo com o coordenador do projeto, o professor Rafael Garcia, foi encaminhado o projeto da fabricação das Face Shields para o MPT, que aprovou e destinou a verba oriundas de multas trabalhistas, e a meta é fabricar em torno de 2 mil máscaras.

E para a fabricação das máscaras, o projeto conta com a ajuda de professores e alunos, que estão se dedicando ao projeto nos tempos livres. No total, são dois servidores envolvidos na ação e mais cinco discentes.

“A prioridade é atender a saúde, mas tem outros setores que também estão precisando, como a Polícia Militar e a comunidade indigena. E no retorno das aulas, gostaríamos de ajudar também os profissionais da educação que vão precisar estar protegidos”, disse Garcia.

O custo médio de cada máscara está em torno de cinco reais. E para chegar ao modelo mais ideal, que não machucasse os profissionais que farão o uso das máscaras, foi realizado um estudo de campo pelo professor do IFMT São Vicente, Pedro Henrique Pereira.

Durante a entrega, o secretário de saúde, Marcus Vinicius Neves, garantiu que toda a doação será destinada para os profissionais da ponta. E que para a Secretaria de Saúde é uma felicidade receber essas doações, pois ainda há a dificuldade de se fazer licitação na área da saúde por conta da pandemia.

“No presente momento a situação do Covid não nos dá trégua. Estamos vivendo semanalmente, e o maior problema que estamos enfrentando é transformar os recursos destinados para a pandemia em materiais devido aos trâmites burocráticos. Então quando a gente recebe doações, ficamos extremamente felizes, pois é necessário. E esse material vai para a ponta da linha e é gratificante saber que o trabalho de vocês contribuiu para profissionais da saúde”, disse Neves.

A fabricação de Face Shields é o segundo projeto do IFMT Rondonópolis voltado para ajudar a sociedade no combate ao Coronavírus. Ainda em abril, o IFMT distribuiu no município mais de dois mil litros de álcool 70% para hospitais de outros setores públicos.

+ Acessados

Veja Também