Hospital Regional de Sinop realiza atividades em comemoração ao mês da Enfermagem

Hospital Regional de Sinop realiza atividades em comemoração ao mês da Enfermagem

Compartilhe:

Maio é um mês festivo para os profissionais de enfermagem e no dia 12 comemora-se o Dia Internacional do Enfermeiro e, no dia 20, o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de enfermagem.

Por esse motivo, foi organizado no Hospital Regional de Sinop um dia de atividades para parabenizar seus colaboradores. Durante a ação, promovida pela Comissão de Humanização do Hospital, foram oferecidas palestras, ginástica laboral, sorteios surpresa e chocolates.

O evento, que teve como tema “Um olhar especial para o cuidador”, contou com a parceria do curso de Fisioterapia da Faculdades de Sinop (FASIPE), que disponibilizou dois fisioterapeutas para desenvolverem atividades recreativas e alongamento com os participantes. Participaram o psicólogo e teólogo Marley César, a técnica em radiologia do HRS e a estudante do sétimo ano de psicologia Marta Lima Veras.

Um dos objetivos em desenvolver temáticas da fisioterapia e psicologia foi justamente para que o colaborador da enfermagem pudesse se atentar com o cuidado consigo mesmo. É sabido que a jornada de trabalho de um enfermeiro é exaustiva, exige esforço físico, ficando muito tempo de pé e realizando procedimentos repetitivos.

Segundo o fisioterapeuta e coordenador do curso de fisioterapia da FASIPE, Thiago Rodrigues, trabalhar a ginástica laboral no profissional da enfermagem é valorizá-lo e dar segurança de que ele está sendo bem cuidado. “Essa ginástica previne lesões por esforço repetitivo, previne doenças ocupacionais além de preparar o colaborador para iniciar bem fisicamente o seu dia de trabalho: são alongamentos, atividades aeróbicas e recreativas que tem como principal objetivo a prevenção de doenças”, destaca Thiago.

Com relação à área da psicologia tratada durante o evento, “Conflitos no ambiente de trabalho” foi um dos temas abordado pela técnica em radiologia Marta Lima Veras. Para ela, o ambiente de trabalho se torna favorável para o aumento das tensões e dos conflitos, porque são pessoas com gostos, opiniões, cultura e normas morais e éticas diferentes, tendo que dividir o mesmo espaço e as mesmas tarefas, e desenvolver junto aos colaboradores temas que trabalhem as emoções como a empatia, percepção, resiliência e acolhimento, proporciona um ambiente menos tenso, aumenta a produtividade e melhora a qualidade de vida do enfermeiro, o que refletirá diretamente no paciente.

“Na área da saúde, além da tensão natural em qualquer empresa, existem vários fatores que contribuem para o aumento das tensões e dos conflitos, sejam eles internos ou externos, entre eles os turnos de trabalho, a interdependência das equipes, a hierarquia, e meio ambiente adverso. Tudo isso aliado aos cuidados e a atenção que precisa ser dispensada ao paciente torna-se tarefa difícil para o colaborador perceber e administrar as próprias emoções, a dos colegas e dos pacientes”, explica Marta.

“Um olhar especial para o cuidador”

Os colaboradores receberam o dia com bastante entusiasmo e surpresa. Josiele Cristina Alves Arantes é enfermeira na clínica ortopédica e diz que foi um dia para pensar mais em si e observar mais o próprio corpo. “Eu gostei de todas as atividades, principalmente da dinâmica de fisioterapia. Após a palestra já adaptei no meu dia a dia com exercícios de alongamento que melhoraram muito minhas dores no ombro, um ato muito simples, mas que faz toda diferença”.

O enfermeiro da clínica cirúrgica, Paulo Cesar dos Santos, conta que as atividades em comemoração ao mês da enfermagem foram uma oportunidade para os profissionais adquirirem mais conhecimento. “Gostei muito das palestras. Pude observar como é importante nossa postura no ambiente de trabalho e ver como é difícil conviver com as pessoas, sejam elas colegas de trabalho ou pacientes. Gostaria de participar deste tipo de atividade mais vezes”.

 

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também