Hospital Metropolitano aumenta número de cirurgias bariátricas e deve realizar 100 procedimentos em março

Picture of SES-MT

SES-MT

Pacientes bariátricos são encaminhados para o hospital por meio do Sistema Estadual de Regulação - Foto por: Secom-MT

Hospital Metropolitano aumenta número de cirurgias bariátricas e deve realizar 100 procedimentos em março

Compartilhe:

O Hospital Metropolitano, unidade hospitalar mantida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em Várzea Grande, deve realizar aproximadamente 100 cirurgias bariátricas durante o mês de março deste ano. Até essa segunda-feira (13.03), já foram realizados 49 procedimentos cirúrgicos desta especialidade.

A estimativa é feita com base na previsão de atendimento aos pacientes que aguardam na fila de espera, contudo, a execução dos procedimentos cirúrgicos depende de todo o protocolo pré-operatório.

“A SES trabalha para atingir a meta de 130 cirurgias bariátricas por mês no Hospital Metropolitano. Desta forma, conseguiremos dar celeridade aos procedimentos, reduzir a fila espera e dar mais qualidade de vida aos pacientes”, pontua o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Nos últimos sete meses, o Hospital Metropolitano realizou mais de 550 cirurgias bariátricas. Os pacientes bariátricos são encaminhados para o hospital por meio do Sistema Estadual de Regulação (SISREG), conforme a disponibilidade de vaga. 

A diretora da unidade, Cristiane de Oliveira, explica que, ao iniciar o atendimento, o paciente realiza a primeira consulta com o médico cirurgião e depois segue para consultas e exames com cardiologista, pneumologista, endocrinologista, nutricionista, psicólogo e psiquiatra. 

“O acompanhamento pré-operatório é fundamental para a cirurgia bariátrica e, no Hospital Metropolitano, o paciente encontra uma equipe multidisciplinar preparada para auxiliar neste processo. O fluxo completo, entre a primeira consulta e a cirurgia, demora em média 45 dias”, explica a diretora.

Atualmente, o Hospital Metropolitano dispõe de 208 leitos, sendo 40 leitos de UTI Geral, 20 leitos de UTI Covid-19 e 148 leitos de enfermarias.

Além de atuar como referência para cirurgias bariátricas, o local também oferta as especialidades de ortopedia, cirurgia geral, urologia, neurologia clínica, neurocirurgia, clínica médica e atende demandas da Covid-19.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp