Hospital de Barra do Garças pode se tornar regional

Redação PH

Redação PH

temer recebe notificação de denúncia que pode custar seu mandato

Hospital de Barra do Garças pode se tornar regional

Na última semana, dia 23, a Assembleia Legislativa, por requerimento do deputado Estadual Baiano Filho (PSDB), reuniu profissionais da saúde, membros do poder público e sociedade organizada para juntos debaterem a precariedade e possíveis soluções para a oferta eficiente dos serviços de saúde prestados pelo Consórcio Garças/Araguaia. O consórcio é gerido por Barra do Garças, que tem como referência o Hospital e Pronto-Socorro Municipal Milton Pessoa Morbeck. A unidade recebe do Estado o repasse mensal de R$ 1 milhão para custeio do atendimento prestado aos municípios que compõem a microrregião.

A proposta de Baiano foi provocar a participação de membros do Governo do Estado, Prefeitura de Barra do Garças e Legislativo para juntos debaterem soluções que garantam a melhoria dos serviços. Em sua maioria, os participantes apontaram a distribuição desigual dos recursos como o principal entrave a qualidade dos atendimentos, que recebe R$ 1 milhão/mês para o custeio de um polo que é tido como referência para o atendimento de mais de 300 mil pessoas.

Os participantes da audiência pública, em sua maioria profissionais da saúde, apontaram entre as principais carências, a necessidade de ampliação dos leitos hospitalares, transporte móvel para pacientes, pagamento regular dos repasses mensais, e a aquisição de novos equipamentos, como aparelhos de ressonância magnética e tomógrafo. A estadualização da unidade também foi proposta por Baiano, que ponderou sobre a autonomia que deve ser garantida à unidade, que passaria a recebe maior incremento de recursos e atenção diferenciada por parte do Estado no tocante principalmente aos serviços de média e alta complexidade.

“O governador Pedro Taques tem vontade de acertar, já reafirmou seu compromisso com a construção do hospital regional de Porto Alegre do Norte e quer estruturar a parte de baixo, cobrindo o Araguaia com duas unidades regionais, mas precisamos criar condições, dialogar, buscar alternativas; com a regionalização do hospital, o município teria maior liberdade financeira para estruturar o atendimento básico, fortalecendo outras unidades, como as policlínicas e unidades básicas de saúde”, frisou Baiano.

O prefeito de Nova Xavantina, João Batista Cebola, chamou atenção para o atendimento prestado por Barra do Garças à região, que chega a atender moradores de Barra do Bugres, Poconé, Colíder, Juara, além de municípios de Goiás, Brasília, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, conforme levantamento do mês de março, divulgado pela direção da unidade. Nesse sentido foi proposto que o Governo de Mato Grosso inicie as negociações junto aos estados vizinhos para formalizar a pactuação entre os estados.

Questionado, o secretário-adjunto de Estado de Políticas e Regionalização da SES, Cassiano Falleiros, argumentou que tanto a regionalização da unidade quanto a pactuação entre estados são temas de grande impacto, e precisam ser conduzidos com ponderação, sendo as decisões tomadas com embasamento técnico e após um levantamento sistematizado das demandas e condições de expansão do atendimento.

Segundo Falleiros, a SES está formatando a implantação de três modelos de atendimento em Mato Grosso. Na frente, os chamados “hospitais de retaguarda” de pequeno porte responsáveis pelo primeiro atendimento emergencial, de onde os pacientes serão escalonados/transferidos para os “hospitais estratégicos”, com maior aporte financeiro e estabilidade técnica, e por fim, considerando a complexidade do caso, os pacientes serão encaminhados para o atendimento nos chamados “hospitais de referência” dotados de infraestrutura de média e alta complexidade. Nesse novo formato, o Estado também está elaborando a criação de três linhas de atenção, priorizando os atendimentos à saúde da mulher, cardiologia e oncologia.

Entre os participantes, os prefeitos Ronivon Parreira, de Ribeirãozinho; João Batista Vaz, de Nova Xavantina, e João Teodoro, de Nova Nazaré. Também estiveram presentes o secretário de Saúde de Barra do Garças, José Jacó, os vereadores de Barra do Garças Júlio Cesar (PSDB), Francisco Cândido (Garrincha), Celso Souza (PV) e Cléber Fabiano (Dem); de Água Boa, Léo Enfermeiro (PMDB) e Fernando Quintanilha (PRB), entre outros líderes, servidores da saúde, membros do escritório regional e comunidade em geral.

+ Acessados

Veja Também