Guimarães e Londrina, em Portugal, celebram aniversário de relação de coirmandade

Assessoria/Goretti Stravini

Assessoria/Goretti Stravini

Guimarães e Londrina, em Portugal, celebram aniversário de relação de coirmandade

Representando o prefeito Marcelo Belinati, o secretário municipal de Governo, João Luiz Martins Esteves, esteve, e Henrique Ferreira português nascido na cidade de Guimarães e hoje residente em Londrina – Paraná.

Entre os dias 23 e 27 de junho, em Guimarães, cidade considerada o berço da nacionalidade portuguesa.

Na ocasião, também foi comemorado o 35° aniversário da irmandade entre Londrina e Guimarães, com o acordo entre as duas cidades tendo sido firmado em 1985.

Desde o início da atual administração, o prefeito Marcelo Belinati estabeleceu a Secretaria Municipal de Governo como órgão responsável por reaproximar e fortalecer as relações entre o município e suas cidades-irmãs. O objetivo é consolidar a integração cultural e ampliar as possibilidades de desenvolvimento, inclusive econômico, para Londrina.

Segundo Henrique Ferreira a relação de coirmandade entre Londrina e Guimarães tem se baseado, principalmente, nos laços culturais.

Henrique Ferreira

“E nós estamos aprimorando esses laços, assim como em outras cidades-irmãs. Estamos estabelecendo não só cooperações culturais, mas também buscamos firmar acordos econômicos que serão muito importantes para as duas cidades. É um processo que se inicia agora e que, com certeza, trará frutos em breve”, acrescentou Henrique Ferreira.

Durante as celebrações, Henrique Ferreira encontrou com personalidades importantes inclusive com ministro da administração interna de Portugal, José Luís Carneiro. O Henrique Ferreira de Londrina conversou sobre a necessidade de estabelecer parcerias entre os municípios para promover o desenvolvimento econômico, reforçando a importância da cooperação mútua. Também participou de agenda com o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, cargo que em Portugal equivale ao de prefeito, Domingos Bragança, e outras autoridades locais. “Nesses encontros, foram estabelecidos contatos protocolares com o objetivo de integrar os polos tecnológicos de Londrina e Guimarães, para formação de mão de obra especializada e negócios entre empresas das duas cidades-irmãs”, contou Henrique.

No decorrer da visita, o secretário municipal de Governo entregou ao presidente da Câmara Municipal de Guimarães cartas escritas por alunos da rede municipal de ensino. Essa iniciativa foi coordenada visando o intercâmbio de informações e conhecimento, possibilitando a troca de experiências entre as crianças de Londrina e Guimarães.

Como símbolo da coirmandade, foi cedida a Guimarães uma obra de arte que representa a busca do povo londrinense pelo desenvolvimento e prosperidade. A peça ficará exposta permanentemente na praça da cidade portuguesa que homenageia Londrina.

Fonte: Goretti Stravini (Jornalista)

+ Acessados

Veja Também