Guias de Turismo de VG recebem kits que padronizam profissionais e asseguram excelência na prestação de serviços

Secom/VG

Secom/VG

Guias de Turismo de VG recebem kits que padronizam profissionais e asseguram excelência na prestação de serviços

Pela primeira vez, os guias de turismo estão recebendo kits que padronizam a categoria, validam a prestação dos serviços e promovem a valorização e autoafirmação de cada profissional. Ontem (18), em um evento simbólico na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo de Várzea Grande, parte dos 50 guias de turismo radicados na cidade recebeu o material. A ação foi realizada em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo (SMDETT) e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec).

Conforme o Sindicato de Guias de Turismo de Mato Grosso (Singtur), todos os 50 profissionais são radicados em Várzea Grande e são credenciados pelo Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. No Estado são 350 guias ativos.

O titular da Pasta municipal, o secretário Charles Caetano Rosa, lembrou que “o kit serve como um uniforme e que valida e amplia a credibilidade dos serviços prestados e era um pleito antigo e que somente agora virou realidade”. Ele acrescenta que “não há dúvidas que o kit é um cartão de visitas para o turista, é aquela primeira impressão que fica, a boa impressão e uma forma de bem receber. Como eu disse, é um gesto simples, mas de grande impacto, que valoriza cada profissional. O poder público tem de contribuir com ações positivas que promovam o turismo local, e especialmente, a organização dele, legitimando a profissão e garantindo a oferta de um serviço de excelência, já que todos que estão filiados ao sindicato são credenciados pelo Cadastur”.

Para o secretário a entrega tem um gosto a mais: “É uma alegria estar aqui fazendo parte desse momento, pois muitos desses guias nós formamos quando da minha primeira passagem pela secretaria em 2014. Hoje é uma grande satisfação vê-los exercendo a profissão e com êxito”.

A presidente do Singtur, Susy Miranda, faz questão de dizer que a maioria dos guias de Várzea Grande é bilíngue, o que garante um bom receptivo e acompanhamento ao turista. “O turismo em Mato Grosso ainda é bastante buscado por turistas estrangeiros e dominar outros idiomas é muito importante”. Susy destacou, durante a entrega simbólica, que no dia 10 de maio foi comemorado o Dia do Guia de Turismo. “Receber esse kit, nesse mês, é uma forma de nos presentear e nos valorizar”.

Com o início da estiagem, a partir de maio – especialmente com a baixa das águas do Pantanal – tem início a alta temporada do turismo local que vai até setembro, mês de pico no segmento.

O secretário Charles lembrou que a entrega dos kits é apenas uma ação, “mas que fortalece todo um planejamento em prol do turismo da cidade que está em curso e está gerando bons resultados”. Ele cita a elaboração do primeiro Mapa do Turismo da cidade que está catalogando locais que são pontos de turismo já consolidados, bem como avaliando outros locais que podem passar a integrar um roteiro de visitações, a partir de agora. “Ninguém melhor para validar nossos pontos turísticos do que o profissional guia”.

A superintendente de Turismo de Várzea Grande, Taiza Akerley, disse que os guias de turismo que não tenham participado da entrega simbólica dos kits, devem procurar a sede da Pasta, para retirar o seu material de trabalho.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo (SMDETT) está localizada no 2º piso do Várzea Grande Shopping. A sala da SMDETT mudou, mas está no mesmo corredor, quase em frente à Americanas. O atendimento é das 10h às 17h.

+ Acessados

Veja Também