Você sabe como conseguir cidadania italiana? Essa é uma dúvida comum de muitos brasileiros. Afinal, o processo envolve diversas etapas burocráticas, detalhes e exigências específicas de acordo com cada caso.
Assim, cumprir com todos os requisitos e etapas é essencial para você ter a cidadania aprovada. Nesse sentido, hoje separamos um passo a passo simples para você compreender como obtê-la. Veja os diferentes meios de se conseguir a cidadania, pré-requisitos e documentos exigidos para cada situação.
Afinal, como conseguir cidadania italiana
O primeiro passo é verificar se você tem esse direito. Sabia que milhões de brasileiros possuem descendência italiana e não sabem? Ou que, mesmo se você não tiver, pode conseguir a cidadania por outros meios? Então, confira abaixo as formas de se obter a cidadania italiana:
- Descendência: é o meio mais comum. Como destacamos, o Brasil conta com milhões de descendentes de italianos. Assim, pode solicitar a sua cidadania em qualquer consulado ou embaixada da Itália. Vale ressaltar que a descendência é transmitida sem limite de geração. Ou seja, se você tem um italiano na família, então terá direito à cidadania (não importa se o italiano for seu avô, bisavô, trisavô, etc…);
- Casamento: se você não é descendente de italiano, mas se casar com um, também pode requerer a cidadania. Nesse caso, o casamento civil tem que ter pelo menos 3 anos, sendo esse o principal requisito, mas existem outros. Se o casal já tiver filhos em comum, esse prazo de 3 anos cai para apenas 1 ano e 6 meses;
- Residência: brasileiros que residem na Itália por pelo menos 10 anos também podem solicitar a cidadania. Já pessoas que serviram de alguma forma o Estado Italiano, refugiados, pessoas sem pátria (apátridas) ou adotadas precisam residir na Itália por 5 anos para, depois, terem o direito à dupla cidadania.
Há ainda outros requisitos básicos. Estes incluem por exemplo, não ter antecedentes criminais e comprovar determinado conhecimento sobre o idioma italiano (em caso de cidadania por residência). A cidadania por descendência não exige conhecimento prévio do italiano!
Sequência do processo de cidadania italiana
Agora que você sabe quem tem direito a entrar com esse processo, vamos ver como conseguir cidadania italiana. No caso da cidadania por casamento ou residência, o foco principal é comprovar a sua condição, por meio de documentos.
No processo por descendência, você terá que comprovar a sua descendência. Para isso, terá que reunir os documentos dos seus descendentes, até chegar no seu ascendente italiano (aquele que lhe transmitiu esse direito).
Esse processo pode ser complexo, devido à dificuldade de encontrar alguns documentos mais antigos. De qualquer forma, essa é a primeira etapa: a busca pela documentação no Brasil e na Itália. Depois, segue-se outras etapas, que incluem:
- Análise documental: os documentos devem ser emitidos em inteiro teor e as devidas retificações nos registros devem ser feitas. Caso contrário você não terá a cidadania aprovada;
- Apostilamento dos documentos: consiste em conferir a validade dos documentos, sendo um procedimento realizado em cartório (assim como as retificações e emissões em inteiro teor). Os erros na ortografia dos documentos era algo comum antigamente e você precisa verificar isso com atenção;
- Traduções: esse processo envolve traduzir os documentos em português para o italiano. Isso é feito por um profissional com reconhecimento e autorização para a realização desse serviço.
Como entrar com o processo
Se você mora no Brasil, o processo de cidadania italiana pode ser iniciado em um consulado italiano ou na embaixada. Hoje em dia parte do processo é feita de maneira online. Assim, é preciso agendar um horário no site do consulado mais perto de sua casa.
E, no dia agendado, terá que levar os documentos exigidos, de acordo com as etapas que mencionamos anteriormente. E, por falar nisso, a lista de documentos não é tão grande assim. Mas pode ser difícil encontrar os mais antigos, como ressaltamos aqui.
Além disso, os documentos exigidos podem mudar de acordo com o tipo de processo que você escolher (por descendência, por casamento ou por residência). Na cidadania por descendência, você vai precisar das certidões de nascimento, de casamento e óbito (se houver), de todas as pessoas da sua árvore genealógica, até chegar no seu ascendente italiano. Exemplo:
- Sua certidão de nascimento e casamento (caso você seja casado);
- Certidão de nascimento, casamento (se casado) e óbito (se falecido) do seu pai;
- Certidão de nascimento, casamento (se casado) e óbito (se falecido) do seu avô;
- E assim por diante, até chegar na certidão de nascimento, casamento e óbito do seu ascendente italiano. E, nessa última etapa, será preciso ainda a Certidão Negativa de Naturalização. Isso porque, se o italiano da sua família se naturalizou brasileiro ao desembarcar aqui, talvez você não tenha esse direito!
Considerações finais
Outra dúvida que surge diz respeito a pessoas que possuem na sua linha de ascendência uma mulher italiana. Será que, nesse caso, a pessoa também tem direito à cidadania ou, obrigatoriamente, o ascendente italiano precisa ser homem?
Você quer tirar essa dúvida e saber mais sobre o processo de cidadania, incluindo todos os requisitos e documentos necessários? Entre em contato com o Cidadania Já e veja como realizar esse sonho.
Lembrando que contar com uma assessoria especializada é fundamental para ter agilidade e não cometer nenhum erro no processo!





