Grupo de convivência discute a importância da Amazônia

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Grupo de convivência discute a importância da Amazônia

Compartilhe:

A Amazônia é um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do planeta. Mais que consciência da importância desse bioma é necessário que todos, indistintamente, saibam que ela tem um papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas, daí a necessidade de sua preservação.

Para manter esse tema atualizado é comemorado neste dia 5 de setembro o Dia da Amazônia. E para marcar a data, as crianças que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do polo Jardim Esmeraldo participaram de uma roda de conversa, onde o tema central foi a importância das florestas.

“É necessário que elas tenham consciência dos benefícios que as florestas têm para os seres humanos e para o meio ambiente, por isso resolvemos fazer uma roda de conversa para tratar do tema, e para estimular o raciocínio cada integrante pode retratar no papel a floresta a partir de sua visão de mundo”, destacou a orientadora social, Renita Barros.

A coordenadora da Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda disse que neste mês os polos de atuação dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estarão trabalhando com vários temas levando em consideração datas importantes, a exemplo do Dia da Amazônia. “Cada unidade trabalha a sua metodologia, podendo ser por meio de rodas de conversas, atividades culturais dentre outras formas, o importante é que seja batido o tema e que as crianças tenham consciência das pautas em discussão. No caso da importância da Amazônia para o mundo, é preciso além de consciência ambiental, que cada um faça a sua parte na prática de boas atitudes”.

TEMAS TRANSVERSAIS – Além da importância da floresta o tema cultura popular, o dia da oficialização do Hino Nacional (comemorado no dia 6 de setembro), Independência do Brasil (7 de setembro) e setembro amarelo também estão sendo abordados.

O polo do Cristo Rei destaca a revolução da cultura infantil com o trabalho do escritor Monteiro Lobato. Já no polo São Mateus a oficialização de um dos símbolos nacionais, o Hino Nacional. O polo Primavera está trabalhando o tema Independência do Brasil e o polo Ouro Verde, o combate ao suicídio.

Para a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, os temas  transversais são trabalhados de forma interdisciplinar, o que permite às crianças terem uma visão mais ampla sobre cada assunto a ser trabalhado. “É importante que se diga também que os grupos que integram os serviços de convivência fazem parte de um conjunto de serviços locais que visam a convivência, a socialização e a acolhida de famílias cujos vínculos familiares e comunitários precisam ser protegidos”, destacou.

A gestora lembrou ainda que as crianças participam das atividades sociais na contraturno escolar e que os exercícios realizados nos encontros, fortalecem no aprendizado escolar.  “Um dos objetivos específicos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo é contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional”, completou. 

Confira mais fotos

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp