Grama da Arena Pantanal apresenta pragas

Redação PH

Redação PH

Grama da Arena Pantanal apresenta pragas

Sem receber nenhuma partida desde o final de novembro, o gramado da Arena Pantanal não está em boas condições neste início de 2015. Pragas e fungos tomaram conta do local, que não vinha sendo cuidado pelo Governo de Mato Grosso. Sob a responsabilidade da Secopa (secretaria criada para gerir as obras da Copa do Mundo em Cuiabá e que deve ser extinta ainda neste mês) até o fim de 2014, o local ficou praticamente largado neste período. A troca do governo estadual e a indefinição de como será a gestão da Arena contribuíram para a deterioração. Nesta semana, o governador Pedro Taques admitiu que a Arena Pantanal é deficitária.

Para garantir que a grama esteja em condições de receber as partidas do Campeonato Mato-grossense, a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) assumiu a manutenção da área. Segundo o presidente Helmute Lawisch, que também é agrônomo, a melhora na grama já é aparente. O dirigente prevê que o local esteja até 80% recuperado até o dia 01 de fevereiro, quando o estádio irá receber a rodada dupla inaugural do estadual.

– Fiquei animado com a evolução. O gramado já está sendo bem cuidado e esperamos que apresente de 70% a 80% das condições em que já esteve. Ali é o nosso palco, temos que deixá-lo em totais condições de uso para os jogadores. Ainda temos mais duas semanas para cuidar bem. Já compramos tudo o que é necessário – disse Helmute, ao GloboEsporte.com.

Segundo Lawisch, desde o começo do mês já foram adquiridos fertilizante, fungicida, inseticida e demais itens para controlar as pragas. O custo mensal para a manutenção do gramado gira em torno de R$ 15 mil mensais. A FMF já havia iniciado as primeiras manutenções no local ainda em 2014, para receber as partidas finais do Cuiabá na Série C do Brasileiro, além dos jogos que envolveram Goiás e Flamengo e Santos e São Paulo, pela Série A do Brasileiro. Para arcar com custos, a FMF tem gasto os 5% arrecadados com a renda dos jogos que o estádio recebeu em 2014. O valor total do dinheiro recebido gira em torno de R$ 400 mil.

– Vamos pagar ainda os funcionários que cortam a grama e demais funções que exigem mão de obra especializada. É um gramado de primeira linha, que recebeu Copa do Mundo. Nós temos a obrigação de mantê-lo. Não quero me preocupar se o governo x ou o governo y fez ou não fez isso ou aquilo. Quero saber se a grama estará boa para os clubes jogarem. E a federação se comprometeu em cuidar disso.

A Arena Pantanal será a casa dos quatro times da Baixada Cuiabana no estadual. A primeira rodada, inclusive, terá partidas entre os quatro: Cuiabá x Dom Bosco e Mixto x Operário. A tendência é que o governo não cobre aluguel dos times mato-grossenses que forem mandar jogos ali.

+ Acessados

Veja Também