Durante a sessão solene de abertura da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta segunda-feira (2), o governador Mauro Mendes apresentou um balanço dos avanços da atual gestão, com destaque para os investimentos estruturantes voltados à agricultura familiar, setor que ganhou protagonismo nos últimos anos no Estado.
Entre 2019 e 2025, o Governo de Mato Grosso destinou R$ 817 milhões para políticas públicas voltadas aos pequenos produtores rurais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf/MT). Os recursos têm sido aplicados em ações que vão desde mecanização agrícola até acesso a insumos, melhoramento genético, irrigação e fortalecimento da comercialização.
O governador Mauro Mendes ressaltou os avanços conquistados ao longo da gestão. “Tudo aquilo que nós fizemos juntos, nesses oito anos, é digno de orgulho, e nós agradecemos essa Casa de Leis”, ratificou.
Para o vice-governador Otaviano Pivetta, o apoio dos parlamentares foi importante para os resultados alcançados. “O poder legislativo representa a população. A parceria com os deputados nos deu condições de chegar ao último ano de gestão com um estado organizado”, salientou.
Responsável pela execução dos investimentos, a Seaf atua de forma integrada com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), que garante assistência técnica e extensão rural nos 142 municípios do Estado, levando orientação direta às propriedades rurais.
Segundo a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, os resultados refletem uma política pública voltada à base produtiva do campo.
“Os investimentos feitos na agricultura familiar são estruturantes. Eles fortalecem a produção, aumentam a renda das famílias e promovem desenvolvimento regional com inclusão social”, afirma.
A presença da assistência técnica é apontada como fator decisivo para o sucesso das ações. Para o presidente da Empaer, Suelme Fernandes, o alcance estadual da empresa assegura eficiência na aplicação dos recursos.
“A EMPAER atua em parceria com a SEAF e as prefeituras para promover o desenvolvimento regional e combater a pobreza rural, como no FUNDAAF Inclusão Produtiva, que beneficiou empreendimentos da agricultura familiar em Mato Grosso”.





