Governo diz ao STF que já vacinou todos os idosos acima de 90

Foto: João Viana/Prefeitura de Manaus

Governo diz ao STF que já vacinou todos os idosos acima de 90

Em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira (17), a Advocacia-Geral da União (AGU) informou que o governo federal já vacinou todos os idosos com mais de 90 anos do País e 4,8 milhões dos profissionais de saúde, o que equivale a 73% do total.

Ainda segundo a AGU, todos os idosos com mais de 60 anos institucionalizados e todas as pessoas com deficiência institucionalizadas já foram vacinadas.

Os dados foram encaminhados em resposta a uma determinação do STF de que o governo detalhasse a ordem de vacinação dentro dos grupos prioritários. O ministro Ricardo Lewandowski, na época, considerou que não estava claro qual dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde deveria ser atendido primeiro frente à pouca carga de vacinas no País.

Na resposta desta semana, a AGU disse que os 4 primeiros dos 29 grupos prioritários definidos no plano incluíam pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, pessoas a partir de 18 anos com deficiência residentes em residências inclusivas, população indígena vivendo em terras indígenas e trabalhadores da saúde.

Ainda segundo o documento, “apenas excepcionalmente é que foram estabelecidos subgrupos, o que sucedeu no caso dos Trabalhadores em Saúde, que – dada a dimensão do segmento – teve de observar novo escalonamento, de acordo com os diferentes locais de serviço”.

O Plano Nacional de Vacinação, atualizado em janeiro, afirmava que 77,2 milhões de pessoas pertenciam aos grupos prioritários, incluindo idosos e médicos que atuassem na linha de frente do combate à pandemia.

Veja quais grupos já foram vacinados até agora, segundo o governo:

. 100% dos 60 anos ou mais institucionalizados (156.878 mil habitantes);

. 100% das pessoas com deficiência institucionalizadas (6.472 mil habitantes);

. 100% das pessoas com 90 anos ou mais (901.729 mil habitantes);

. 73% dos trabalhadores de saúde (4.853.994 milhões de habitantes)

+ Acessados

Veja Também