Governo de MT lança plano para tentar reduzir números de homicídios

mais de 158 mil veículos devem passar pela br-163 durante o réveillon

O governo de Mato Grosso lançou, nessa quarta-feira (8), um plano para reduzir os homicídios dolosos no estado 34,79 a cada 100 mil habitantes para 25,51 até dezembro de 2019. Outro item é diminuir a taxa de roubos de 553,11 a cada 100 mil habitantes para 403,22 a cada 100 mil dentro de pouco mais de dois anos e meio.

O documento foi apresentado na reunião com os representantes da Polícia Militar (PM-MT), Civil (PJC), Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na sala de crise da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Dividido em 10 objetivos estratégicos, parte deles começaram a ser executados pela Sesp, como o objetivo de pactuar políticas que envolvam segurança pública com municípios e setores organizados da sociedade. Por meio de Termos de Cooperação, a pasta firmou parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas (Sindmat) e com a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) para combate aos crimes ligados a roubo de cargas e crimes no campo, respectivamente.

“Todas as propostas são exequíveis. Mas, para isso, precisamos trabalhar integrados, ainda está aquém dos resultados que podemos alcançar. As operações Bairro Seguro estão dentro do objetivo ‘número 6’ de aprimorar o enfrentamento à criminalidade, e os investimentos em inteligência também para policiamento e investigação com maior qualidade”, explicou o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas.

Os representantes das forças policiais vão discutir o documento com as respectivas instituições e farão novas sugestões para a aplicação do plano, que busca reduzir ainda mais a criminalidade até 2019.