GDR quer implantar centro de agregação de valor para cultura da mandioca

Redação PH

Redação PH

gdr quer implantar centro de agregação de valor para cultura da mandioca

GDR quer implantar centro de agregação de valor para cultura da mandioca

Na busca por agregar valor à cultura da mandioca produzida em Mato Grosso, o Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional (GDR) realizou entre os dias 14 e 16 de setembro encontros e visitas técnicas em Araguaiana, Tesouro e Guiratinga. A agenda é um desdobramento da articulação do GDR com a empresa Dondé Alimento Saudável e já ocorre desde março deste ano.

O secretário do GDR, Antônio Carlos Paz, avalia que a agenda foi positiva e ressalta o entendimento da população ao proposto pelo GRD. “O GDR entende que foi pontual essa agenda, para que, quando ocorrer a implantação do centro de agregação de valor da cultura da mandioca, essa indústria possa contribuir tanto no social, junto à comunidade, com melhoria da qualidade de vida e oportunidades aos atores que trabalham com a cadeia produtiva da mandioca e derivados”.

Antônio Carlos também avalia que os jovens serão os principais beneficiários do fortalecimento do setor. Destaca que serão oferecidos cursos de qualificação para jovens e adultos. Para ele, a ação ajudará ainda na oferta de empregos em regiões distantes da Capital e ainda fará incremento de recursos na economia local.

Para ele, a verticalização da produção é o melhor caminho para o desenvolvimento regional. “Por meio da produção de alimento de qualidade, sustentável, beneficiando a mandioca de diferentes formas, gerando renda para o pequeno produtor, trazendo oportunidade de negócios, esse dinheiro será revertido para a economia em cada localidade, atraindo no futuro novos investimentos e com isso melhorando o fluxo socioeconômico nesse corredor da cadeia produtiva que estamos vislumbrando juntamente com a Dondé Alimento Saudável”, pontuou.

Encontros

A primeira reunião ocorreu em 14 de setembro e foi realizada na Câmara Municipal de Araguaiana. Contou com a presença de vereadores, do vice-prefeito e da comunidade local. Já no dia 15 de setembro, o encontro aconteceu no Legislativo municipal de Tesouro, com a presença do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores, moradores de assentamentos rurais do município e de General Carneiro e Primavera do Leste.

Em 16 de setembro ocorreu o último encontro e foi realizado na sala de reunião da Secretaria Municipal de Agricultura de Guiratinga. A reunião contou com a participação do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores e ainda moradores de assentamentos rurais e comunidade em geral do município.

Para valorizar essa ação de Governo, estiveram com o GDR a agência de fomento Desenvolve MT (antiga MT Fomento) e a Cooperativa RedeCoop. Na ocasião, foram abordados temas relacionados ao cooperativismo, associativismo, financiamentos e linhas de crédito, com o intuito de construir a cadeia produtiva da mandioca e derivados nessa região. Outro tema debatido foi sobre a Dondé Alimento Saudável a fim de apresentar aos atores locais o projeto a ser implantado com a Indústria de Beneficiamento da Mandioca e Derivados, com sede que será construída em Tesouro.

A presença dos atores locais foi fundamental para essa agenda. Os próximos passos de agora em diante estarão voltados para que seja fortalecida essa idéia do cooperativismo e associativismo nas três localidades visitadas, e ainda organização de uma nova agenda a ser articulada e desenvolvida pelo GDR para o mês de outubro deste ano, contemplando mais sete municípios da região. Com isso, serão totalizadas 10 localidades para que esse corredor do plantio de mandioca e processamento dela e de seus derivados venha a tornar esse trecho um pólo econômico capaz de expandir essa produção gradativamente para outros municípios em Mato Grosso.

+ Acessados

Veja Também