Gatos-mouriscos resgatados durante queimadas de 2020 em Rondonópolis são soltos em Barão de Melgaço

Picture of Sema-MT

Sema-MT

Waldo Troy/Sema-MT

Gatos-mouriscos resgatados durante queimadas de 2020 em Rondonópolis são soltos em Barão de Melgaço

Dois gatos-mouriscos foram soltos nesta quinta-feira (09.03) em Barão de Melgaço. Os felinos, um macho e uma fêmea, foram resgatados em 2020 durante o período de queimadas e levados para uma área ecológica até estarem aptos para a soltura branda.

Os animais silvestres foram resgatados na região de Rondonópolis pela Coordenadoria de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), após serem encontrados por um morador da região.

Apesar de não estarem feridos ao serem resgatados, os felinos eram filhotes e foram achados sozinhos, sem os pais, o que impossibilitou a reintegração imediata à natureza. Desta forma foram levados à pousada Rio Mutum, em Barão de Melgaço, onde ficaram abrigados por três anos, até o início da soltura nesta quinta-feira. A ação foi coordenada pela Sema e acompanhada pela ONG Ampara Silvestre. 

Na soltura branda o animal silvestre tem as grades do alojamento em que está instalado abertas e vai se adaptando progressivamente com o ambiente até estar seguro para voltar ao seu habitat natural. Durante este período o animal é monitorado pelo órgão ambiental.

“A soltura branda está ocorrendo no mesmo local em que os gato-mouriscos foram cuidados. Nós abrimos o recinto em que os felinos estavam abrigados e eles vão ficar ali transitando até o momento de irem embora sozinhos”, explica o Gerente de Fauna da Sema, Waldo Troy.

O gato-mourisco está na portaria 148 do Ministério do Meio Ambiente classificado como espécie vulnerável.

Recomendações para quem encontrar animal silvestre

A Sema orienta que solicitações de resgate e denúncias de animais silvestres devem ser realizadas por meio do número 190, da Polícia Militar ou 193, do Corpo de Bombeiros. 

+ Acessados

Veja Também