Gamificação: uma maneira divertida de treinar sua equipe

Gamificação: uma maneira divertida de treinar sua equipe

Os jogos sempre foram sinônimos de diversão e competição. A cada batalha vencida, fase conquistada, obstáculo desviado ou enigma decifrado, o participante se sente ainda mais motivado para continuar sua saga em busca do sucesso naquela jornada. E no mundo corporativo, eles podem ser um grande aliado para treinar e motivar sua equipe a alcançar os melhores resultados.

Já está comprovado que os jogos melhoram o raciocínio, capacidade lógica, criatividade, coordenação, atenção e até a capacidade de lidar melhor com frustrações. Seja no videogame ou ao se desafiar em uma jornada em jogos de mesa, por exemplo, você pode até estar melhorando suas relações interpessoais e criando uma visão sistêmica para resolver problemas e situações no mundo real.

E foi essa lógica que fez o pioneiro Charles Conradt perceber o engajamento que havia nos jogos, ainda na década de 70, e utilizar as técnicas para se apropriar de toda essa motivação e criar o método Game to Work, que virou referência no segmento.

Vamos conhecer alguns benefícios e dicas sobre gamificação:

Facilita o aprendizado

Gamificar significa trazer a estrutura dos jogos para engajar equipes em estratégias de aprendizado. E aqui podemos lembrar daquela máxima e que é muito mais fácil, divertido e eficiente aprender brincando, né?

A estrutura dessa estratégia gira em base de alguns pontos básicos como personalização, regras, objetivos e recompensas. Os jogos trazem o aprendizado de maneira lúdica e de fácil compreensão aos colaboradores.

Melhora o clima organizacional e evita frustrações

Ao participar de um jogo, a pessoa lida com a possibilidade de erro e recomeço, além de colocá-la frente a frente com possíveis situações reais sem causar nenhum prejuízo à empresa.

Ao saber que ele pode recomeçar terá mais segurança para se engajar, superar seus limites e alcançar os melhores resultados. Isso também influencia a ter uma visão visionária e positiva sobre a organização como um todo.

Além disso, esta estratégia é uma forma mais leve de trazer assuntos relevantes para o dia a dia, incentivando o engajamento e a participação nos processos em busca de soluções, o que pode gerar uma alta na confiança empresarial.

Crie as estratégias e valorize as conquistas

Para que a gamificação seja eficiente é necessário formular estratégias que façam sentido para o grupo a quem se destina. Feito isso, está na hora de quem sabe criar uma competição.

Em um setor comercial, por exemplo, um jogo pode ser um estímulo para que metas sejam superadas e alcançadas em um menor tempo. Vale lembrar que é importante valorizar e recompensar as conquistas para que a motivação continue em outras fases. Todos querem ser o vencedor.

Ao se entenderem reconhecidos pelos esforços, além de buscarem manter o nível e desempenho, esses colaboradores ainda passam a incentivar os colegas de equipe.

Divertido e direto!

Um bom questionamento a se fazer antes de aplicar um jogo é o seguinte: eu gostaria de estar tendo esta experiência? É preciso que a estratégia de gamificação seja divertida e leve. Mas ela precisa fazer sentido e a equipe entender qual o aprendizado concreto com aquela dinâmica, caso contrário pode achar que está perdendo tempo e a ação não ter o resultado esperado.

Agora você está pronto para iniciar a brincadeira e conquistar uma equipe vencedora!

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