Fotografia de gastronomia: saiba tirar boas fotos de comida

Fotografia de gastronomia: saiba tirar boas fotos de comida

Confira nossas dicas para tirar fotos que deem “água na boca”

Você quer aprender a tirar aquelas fotos que te fazem desejar comer a comida? Conhecer mais sobre fotografia gastronômica é essencial para tirar fotos dos pratos de seu restaurante ou lanchonete.  

Não basta apenas pensar em ângulo e luz, é preciso pensar na montagem e no fundo. Afinal, uma boa foto gastronômica é repleta de detalhes. É importante ter um bom aparelho de jantar, saber montar o prato e ter fundos que combinem com o tipo de comida que será fotografada.  

Aqui daremos dicas simples de como tirar boas fotos de comida, separamos algumas dicas simples que, com certeza, poderão te ajudar. Então leia este artigo até o fim e anote tudo!  

Capriche na montagem  

O primeiro passo para uma boa fotografia de comida começa bem antes de pegar a câmera para fazer as fotos. A montagem do prato é muito importante. Um prato bem arrumado e visualmente atrativo é essencial para boas fotos.

Os clientes precisam se sentir atraídos pelas fotos. Além disso, se preocupar com a montagem dos pratos pode gerar promoção gratuita, já que clientes tendem a tirar e compartilhar fotos de seus pratos.

Portanto, montar o prato com capricho vai ajudar bastante na hora de fotografar, então não esqueça desse detalhe tão importante! 

Use o plano de fundo para criar um ambiente nas fotos  

O fundo de uma foto gastronômica deve ser usado para criar um ambiente para a foto. Você pode usar certos adereços na montagem do prato, como um jogo americano, um prato de louça e depois pensar em um fundo de cor única ou usar um cantinho bonito do seu restaurante para fazer as fotos.

Mesmo que o fundo fique desfocado, ele pode fazer toda a diferença em uma foto gastronômica, tanto possibilitando trazer mais destaque para o prato, quanto criando uma combinação de cores e um ambiente para a foto.  

Esqueça o flash, use iluminação contínua  

Uma boa foto gastronômica deve ser feita com iluminação contínua, seja ela natural ou artificial. Por isso, uma dica importante é esquecer o flash! Esse acessório é usado por muitos fotógrafos, mas não causa uma boa impressão em fotos de comida.

É preciso aprender a usar flash, já que o acessório costuma criar sombras e aumentar o brilho das fotos, o que geralmente altera a cor natural da comida. Assim, mesmo com uma boa montagem, uma foto feita com flash pode não ficar boa.

O mais recomendado é usar um softbox com luz contínua posicionado para iluminar o prato. E, se for o caso, outra dica é usar a luz natural, aproveitando-a diretamente de janelas, portas e varandas do seu estabelecimento.  

Tire fotos de vários ângulos e escolha o melhor 

Você não deve acertar de primeira, é preciso prática para tirar boas fotos de comida. Um dos principais pontos que tornam uma foto chamativa é o ângulo. Para conseguir o melhor ângulo, a dica é tirar várias fotos.

Busque tirar fotos de ângulos diferentes. Se preciso, veja inspirações e tente reproduzir. Assim, você pode começar a ter a percepção dos melhores ângulos para cada tipo de prato. Dessa maneira, nas próximas sessões, você economiza muito mais tempo e escolhe os melhores ângulos para cada foto.  

Tente ser o mais fiel possível às cores  

Seja na hora de tirar a foto ou na hora de editar a imagem, busque sempre ser o mais fiel possível às cores do prato. As pessoas são atraídas por fotos reais de comidas que dão “água na boca”. Por isso, evite fazer uma edição muito pesada, simplesmente ajustando questões de sombra e brilho para tornar a foto mais atraente.

Com essas dicas, você vai poder fazer fotos de comida muito mais chamativas. Seja com a câmera profissional ou com o celular, tirar boas fotos gastronômicas é possível. Estude e pratique bastante para caprichar nas fotos e criar o desejo nos clientes.   

Noticias Relacionadas

Novidades do PH! Deseja receber notificações sobre as atualizações mais recentes? Não Sim