As flores sempre foram usadas em projetos decorativos e são combinadas com diferentes ambientes, sendo um componente estético importante da decoração de casas e apartamentos. Flores que também são utilizadas em homenagens através das coroa de flores.
Ao longo da história, as plantas têm sido usadas em diferentes culturas e na arquitetura e na decoração de interiores sempre tiveram destaque, cada um com sua beleza e benefícios.
Algumas espécies conseguem florescer o ano todo, ou pelo menos dar essa impressão pela durabilidade de suas flores. Outras plantas preferem até florescer no inverno para se adaptarem a climas mais amenos. E quais seriam as melhores flores em projetos decorativos? Separamos as 10 mais usadas:
1. Agapanto: possui folhas longas, de cor verde-escura e bastante ornamentais. Na primavera, surgem as inflorescências em formato de globo, com numerosas flores brancas, lilases ou azuis, dependendo da variedade.
2. Amarílis: possui flores cônicas em vermelho, laranja, branco e rosa, além de variedades raras de verde, vinho e salmão. Adaptável a diversos climas, também pode ser cultivada à meia-sombra.
3. Angélica: muito usada na indústria de perfumes, a angélica se destaca pelo aroma de suas flores. Suas pétalas podem ser nas cores branca ou creme e, mesmo em arranjos, podem perfumar um ambiente durante semanas.
4. Angelônia: é conhecida por sua beleza e seu aroma doce, com flores em tons de branco, rosa, roxo-azulado ou mesclada. Trata-se de uma vegetação mais rasteira, nativa das regiões tropicais da América, como o México, por isso aprecia clima quente e úmido.
5. Antúrio: de origem tropical, o antúrio é uma planta com grande valor ornamental pela estética de suas folhas brilhantes e com formato de coração. Outras características que chamam atenção é a sua resistência e a facilidade de manutenção.
6. Astromélia: é uma flor exuberante e elegante, com pétalas delicadas e folhas longas e finas, frequentemente é usada em arranjos de flores para ocasiões especiais, como casamentos e formaturas.
7. Azaleia: originária da Ásia, a azaleia floresce uma vez por ano, em agosto. Para o plantio em vasos, prefira adquirir azaleias pequenas e recipientes médios, de plástico ou barro, com furos na base.
8. Begônia elatior: se destaca por suas flores grandes e até certa semelhança com as rosas. A espécie é resultado de repetidos cruzamentos e as cores variam do branco ao vermelho, com muitas tonalidades de rosa.
9. Bela-emília: espécie amplamente utilizada no paisagismo, capaz de conferir um toque romântico a qualquer jardim. Com folhas pequenas e flores delicadas azuis e brancas, em formato de pequenos buquês, sua floração pode se estender do início da primavera ao final do outono.
10. Borboleteira: também conhecida como flor-borboleta ou borboleta-azul, a borboleteira possui pétalas delicadas que lembram asas e estames semelhantes a antenas.
Pronto! Agora que você já sabe quais as flores podem ser usadas em projetos decorativos, fica mais fácil harmonizar o ambiente, deixando o local mais bonito e alegre.





