FIT Pantanal gera R$ 12 milhões em vendas e expectativas de negócios para MT

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Michel Alvin/Secom-MT

FIT Pantanal gera R$ 12 milhões em vendas e expectativas de negócios para MT

Durante os quatro dias da Feira Internacional de Turismo (FIT) Pantanal foram gerados cerca de R$ 12 milhões entre artesanatos vendidos, produtos da agricultura familiar comercializados e expectativas de volume de negociações nas rodadas nacionais e internacionais dos destinos turísticos de Mato Grosso. 

No Salão do Artesanato, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) participou com 15 municípios e foram comercializadas 2.353 peças, totalizando R$ 98 mil. Já no Espaço de exposição e vendas de produtos destinados à agricultura familiar, sob o comando da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e Empaer, teve faturamento de R$ 350 mil.  Ao todo, 238 produtores familiares foram beneficiados. 

A Secretaria Adjunta de Turismo da Sedec trouxe 36 municípios, que tiveram a oportunidade de dar publicidade aos seus potenciais e produtos turísticos. 

O Sebrae promoveu rodadas de negócios com o lançamento de dez roteiros turísticos envolvendo 11 municípios, com 52 empresários envolvidos diretamente e 53 indiretamente, gerando R$ 10,2 milhões em expectativas de negócios com operadores de turismo de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Também foram gerados um volume de negócios internacionais de 262 mil dólares, equivalente a R$ 1,2 milhão com operadores de turismo da Alemanha, Estados Unidos, Chile e Canadá. 

Os dados do balanço da feira foram apresentados em um café da manhã com a imprensa na manhã desta sexta-feira (12.05), na Fecomércio, onde todas as entidades envolvidas passaram as informações sobre a FIT Pantanal. 

“Foi um show a nossa FIT depois de 5 anos sem realizar o evento de forma presencial e já temos a data da FIT Pantanal 2024. Ela será realizada de 03 a 06 de maio e contamos novamente com a parceria do Governo de Mato Grosso, Assembleia Legislativa, Sebrae e o trade de turismo”, anunciou o presidente do Sistema Fecomércio, José Wenceslau Júnior. 

O secretário adjunto de Indústria, Comércio e Empreendedorismo da Sedec, Paulo Leite, destacou que a FIT Pantanal foi um sucesso e a tendência é se tornar ainda maior, especialmente com a execução de projetos para o setor que estão sendo desenvolvidos na gestão Mauro Mendes, como as orlas turísticas, o mirante em Jaciara, Parque Novo Mato Grosso, a infraestrutura anunciada pelo governador no distrito de Bom Jardim, em Nobres, além da luta para que a concessão do Parque de Chapada dos Guimarães seja repassada ao Governo do Estado. 

“A FIT é uma das formas de contribuir com o fomento do turismo do Estado. Temos um agronegócio que é top no mundo e reconhecido pela qualidade técnica e em volume, que fomenta o turismo de eventos e negócios em Mato Grosso. De olho nisso, o Governo tem trabalhado para apoiar e desenvolver ainda mais a indústria do turismo”. 

Participaram do evento a superintendente de Turismo da Sedec, Maria Letícia Arruda, a secretária municipal de Turismo, Nilza Taques, a gerente de Competitividade do Sebrae/MT, Denise Pimpim, além de representantes de entidades parceiras e empresários do trade turístico.

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