Film Commission mato-grossense está em fase de implantação

Picture of Redação PH

Redação PH

sinfra pavimenta mt-336 e leva asfalto para santo antônio do leste

Film Commission mato-grossense está em fase de implantação

Compartilhe:

Mato Grosso ganha novo status no cenário do cinema brasileiro. A partir de agora, passa a figurar na lista ao lado de outros 16 estados brasileiros que atuam pela implantação de uma Film Commission, importante motor de desenvolvimento do audiovisual como indústria. Outros 10 já estabeleceram suas comissões.

Mato Grosso tem cenários exuberantes prontos para moldurar grandes histórias e receber turistas de todo o mundo. Para atrair produções nacionais e internacionais – e dar visibilidade às belezas naturais e pluralidade cultural –, resta a agentes e poder público firmarem cooperação para o desenvolvimento conjunto de iniciativas que visem proporcionar incentivos, subsídios e isenções. Pensando nisso, uma frente consolidada com a parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), MTCine e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), começa a se mobilizar.

A primeira ação foi o seminário realizado pelo Sebrae esta semana, que contou com apoio da SEC-MT e do MTCine, e a palestra do presidente da Rede Brasileira de Film Comissions (Rebrafic), Steve Solot. Dentre muitos assuntos, ele ressaltou a importância da criação desta iniciativa, sua interface e relações estratégicas com entidades locais, além de legislação e embasamento legal das Film Commissions. Frisou, ainda, a potencial divulgação de cidades ou do estado a partir da oferta de locações específicas, como destinos privilegiados para filmagens, bem como profissionais e estrutura logística.

Em visita à Secretaria de Estado de Cultura, na quarta-feira (31.05), Solot falou também sobre a importância da “captação” de projetos nos mercados internacionais de Cinema e TV, aspectos políticos das atividades das Film Commissions e consolidação de políticas culturais que fortaleçam o setor e a economia do estado. Por sua vez, a SEC-MT já incluiu como uma das diretrizes basilares do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mato-Grossense (Prodam) a criação de uma Film Comission.

“É fundamental o apoio e a participação da Secretaria de Estado de Cultura. Afinal, com isso, automaticamente Mato Grosso ganha visibilidade nacional, por meio da Rebrafic. Colocamo-nos à disposição para ajudar na sua estruturação”, disse Solot.

A implantação de políticas públicas para o desenvolvimento do mercado audiovisual fatalmente impulsiona o turismo regional e favorece agentes da cadeia produtiva do setor, bem como prestadores de serviço locais, como reforça o cineasta e presidente da Associação Mato-Grossense de Cinema e Audiovisual MTCine, Bruno Bini.

“Mato Grosso tem potencial para se tornar cenário e tema de grandes histórias, além de contar com profissionais e empresas que vão servir de suporte para as produções que para cá vierem. O audiovisual é uma indústria, e nacionalmente tem rendido bilhões para a economia. A participação de Mato Grosso está aquém de nosso potencial. Estamos muito felizes com as primeiras iniciativas pela criação da Film Commission e com a abertura da Secretaria em discutir e construir essa que é uma grande oportunidade”

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também